Últimas notícias

Será que as casas noturnas de Curvelo obedecem as normas de combate a incêndio?

A tragédia de Santa Maria - RS chocou todos brasileiros. O incêndio da boate Kiss na madrugada de domingo dia 27 de janeiro, teve grande repercussão na mídia e serviu de alerta para que municípios de todo o Brasil passassem a ser mais rigorosos nas leis e nas fiscalizações de casas noturnas.

Na cidade de São Paulo o prefeito Fernando Haddad (PT) firmou uma parceria com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para aumentar a fiscalização de casas noturnas.
Com a ação, o Corpo de Bombeiros, sob responsabilidade do governo estadual, vai se unir aos fiscais da prefeitura para vistoriar as casas noturnas paulistanas.
Foto do Show de Thaeme e Thiago em casa noturna de Curvelo em agosto do ano passado
Em Curvelo, após entrarmos em contato com a acessória da prefeitura, foi emitido, na tarde dessa sexta feira pela assessora de comunicação Lidiana Braziolli, uma nota interditando temporariamente o Cine Teatro Virgínia, que desde de que voltou para as mãos da população de Curvelo, em fevereiro de 2012, vinha realizando espetáculos teatrais entre outros eventos culturais. A nota diz:

---------------------------------------------

CINE TEATRO VIRGÍNIA É INTERDITADO TEMPORARIAMENTE

Tendo em vista o trágico acontecimento no Rio Grande do Sul, todo o Brasil foi posto em alerta máximo quanto à segurança nas casas e espaços destinados a eventos públicos. Em Curvelo a situação não é diferente. Por decisão da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, hoje chefiada por Marivete Alves, o Cine Teatro Virgínia está, a partir desta data, 01/02, temporariamente interditado.

“A decisão vem de encontro a um desejo antigo de nossa parte e foi acelerada, claro, com o fato ocorrido em Santa Maria. Uma situação de risco iminente foi observada pela administração do Cine Teatro Virgínia durante o último evento lá realizado – formatura da turma de Enfermagem da FACIC, em que a casa recebeu público muito superior à sua capacidade. Diante disso, solicitamos ao administrador, Geraldo Magela Pereira, um levantamento da situação do cinema. Infelizmente, foram observadas diversas irregularidades que deverão ser corrigidas o quanto antes para que o Cine Virgínia volte a funcionar”, explicou a secretária municipal.

Um ofício foi enviado ao Comando do Corpo de Bombeiros solicitando a vistoria do Cine-Teatro para averiguação das adequações necessárias. “Não podemos ainda falar em prazo para reabertura. Somente depois de recebermos o laudo técnico do CB e de fazer as adequações exigidas pelas normas de segurança é que poderemos reabrir o Virgínia. É preciso entender que esta é uma ação preventiva que visa à segurança dos usuários e freqüentadores do local”, apontou Marivete Alves.

Para se ter uma ideia, a capacidade de público da parte inferior do Cine Teatro Virgínia, onde são realizados os eventos culturais e institucionais atualmente, é de 836 lugares. Na formatura do curso de Enfermagem, havia mais de 1.000 pessoas dentro do local, além de dezenas de pessoas aglomeradas na entrada. Pessoas que lá estiveram testemunharam quando um jovem acendeu um sinalizador. “Embora o sinalizador utilizado fosse adequado ao uso interno, no caso de um sinistro, seria impossível, dentro das atuais condições do Cine Virgínia, retirar todas as pessoas dentro de um prazo razoável e de forma segura”, alertou o administrador Geraldo Magela.

A Secretaria de Cultura informou que os órgãos e instituições que tinham eventos agendados pelos próximos meses já estão sendo informados sobre a interdição. “Graças a Deus, temos contado com a compreensão de todos, já que todos entendem que esta é uma ação preventiva que visa evitar acidentes como aquele ocorrido em Santa Maria”, finalizou a Secretária Marivete Alves.


Lidiana Braziolli
(38) 3722-2950
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Curvelo
Adm 2013/2016
imprensa@curvelo.mg.gov.br
---------------------------------------------



Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não se manifestou quando questionamos sobre a segurança das outras casas noturnas de Curvelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.