Últimas notícias

A água de Curvelo é dura?

Córrego do Oasis, Curvelo - MG (Foto: Matheus Terra Hipólito)
A água de Curvelo sempre foi alvo de questionamentos sobre sua qualidade e procedência. Radicais chegam a falar que a água é salobra, “puro calcário, puro cloro e imprópria para o consumo”. “Os chuveiros entopem, as panelas criam crostas no seu interior e podemos ter altos índices de pedras nos rins!” Calma lá pessoal! Coloquemos as informações em dia.

No mês de junho/2014 foram realizados por acadêmicos em Engenharia Ambiental da FASASETE – Faculdades Santo Agostinho de Sete Lagoas - alguns experimentos em laboratório para análise da dureza da água de Curvelo e Sete Lagoas / MG. A dureza da água pode ser grosseiramente definida como a quantidade de calcário e magnésio dissolvidos na água. A classificação da dureza da água baseia-se nessa tabela abaixo, quanto mais íons alcalinos, mais dura a dita cuja.

·         Água mole
Até 50 mg.L-1
·         Água moderadamente dura
de 50 a 150 mg.L-1
·         Água dura
de 150 a 300 mg.L-1
·         Água muito dura
Acima de 300 mg.L-1

 E vamos aos resultados (baseados em experimentos acadêmicos): Sim! A água de Curvelo é dura (163,3 mg/L-1 ), porém menos dura que a de Sete Lagoas (210 mg/L-1). Beleza, mas o quê isso significa? Estamos perdidos? Estamos correndo perigo? Não! Tudo está dentro dos conformes (a dureza total não pode ser inferior a 150 mg/L-1). Ao contrário do que muitos pensam, a água dura faz bem para a nossa saúde, pois a mesma possui uma fonte significativa de cálcio e magnésio, essenciais para o nosso corpo. Uma boa aplicação da mesma está na proteção e resistência dos nossos dentes e demais ossos do corpo. 
Mas os questionamentos dos cidadãos não vão se aquietar só porque estamos dentro dos conformes:
“E as pedras nos rins?” Não pessoal, não existe nenhuma pesquisa que comprove índices de pedras nos rins relacionadas com o calcário de nossas águas e causadas pelas mesmas.
“Por que os cidadãos e/ou turistas falam que nossa água é salobra e imprópria para o consumo?” Porque são mal informadas, simples! Nossa água não é salobra e está própria para o consumo.
“E o cheiro forte de Cloro na água?” Agradeça porque temos cloro para nos proteger de doenças e problemas que podem ser carreados na coleta da água. A água é retirada de poços artesianos e rios, são aplicados cloro e flúor, além de outras etapas do tratamento antes de ser disponível para o cidadão. “Mas e o cheiro?” Confira sua caixa d’água periodicamente e mantenha-a limpa. Ar na tubulação também pode aumentar a sensação de um cheiro mais forte.
“Quer dizer que posso beber água diretamente da torneira?” Na teoria sim, porém procure analisar a atual situação do encanamento de sua residência. Como um bom e sempre desconfiado mineiro que és, filtre a água. Não despreze também as águas minerais, elas são excelentes para a nossa saúde. Mas também na hora da sede, não despreze aquela água da mangueira (resquícios da infância).
“E as panelas encrostadas, chuveiros entupidos?” Realmente quando aquecida, o calcário se solidifica e se deposita nos recipientes. Mas há uma solução muito simples pra isso: VINAGRE OU SUCO DE LIMÃO! Sim! Qualquer um dos dois é capaz de retirar aquela crosta que tanto incomoda as donas de casa ou então o nosso banho. Com relação aos chuveiros, retire a tampa do mesmo e deixe-a imersa em uma vasilha com vinagre ou suco de 3 limões grandes. Na virada da noite pro dia, o seu chuveiro estará em perfeitas condições de uso. DICA: Não use palitos ou agulhas para alargar os furos da tampa do chuveiro, além de só aumentar o problema, você pode levar choque se a tampa estiver instalada no chuveiro. Evite banhos muito quentes também, pois não fazem bem para a pele e aumenta a chance de aumentar o entupimento dos chuveiros.
“O problema da água está resolvido?” Nunca! E está longe de ser. Sempre cobre das autoridades e dos órgãos competentes para melhorarmos cada vez mais a distribuição e qualidade de nossas águas.

E aí? Bebeu água?
Escrito por Matheus Terra Hipólito 

2 comentários:

  1. Flúor é veneno para o ser humano. Proibido de aplicação na água em vários países. Melhor pesquisar com o povo da cidade. Eu não tomaria destas águas. Cloro também é tóxico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa foi feita com pessoas que tem conhecimento técnico. Não entendemos como uma pesquisa popular com leigos poderia ajudar. Além disso, até o oxigênio é toxico para os humanos e mesmo assim não deixa de ser essencial para o nosso organismo.

      Excluir

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.