Últimas notícias

Curvelo sediará a próxima Conferência Regional de Assistência Social


Curvelo é o próximo município mineiro a sediar a Conferência Regional de Assistência Social 2017. Marcada para o dia 18 de setembro, a estimativa de público do evento é 251 profissionais, entre delegados, convidados e cursistas do Capacita SUAS. Até o final desse mês, serão realizadas 21 conferências regionais em sincronia de tema, objetivo e público, com o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social, ação prevista no Capacita Suas. Em Curvelo, os trabalhos serão abertos pela superintende de Proteção Social Básica, Deborah Akerman, às 8 horas no Fiesta Espaço de Eventos. Também em 18 de setembro acontecem conferências regionais em Timóteo e Ituiutaba.

O desmonte do Suas contido nas medidas anunciadas pelo governo federal, como o congelamento dos investimentos na área social por 20 anos (Emenda Constitucional 95/2016),  a Reforma da Previdência, os cortes no Programa Bolsa Família, a Reforma Trabalhista e a consequente perda de direitos sociais, é o tema principal das conferências e a proposta da Sedese e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) se reflete no lema adotado no estado: organizar, lutar e resistir.

Desde agosto, dirigentes e técnicos da secretaria realizam uma verdadeira caravana pelo interior de Minas Gerais, para cumprir uma agenda de debates e deliberações com usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros da política pública de Assistência Social.

Já aconteceram conferências regionais em Montes Claros, Patos de Minas, São João Del Rei e Uberlândia (7 de agosto), Paracatu, Salinas, Poços de Caldas, Araçuaí e Varginha (21 de agosto), Almenara, Belo Horizonte, Passos, Uberaba e Muriaé (28 de agosto) e Governador Valadares (11 de setembro). Entre os resultados destes eventos, estão: a criação de comissões provisórias para formação de fóruns de trabalhadores e fóruns de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a implementação de Uniões Regionais de Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas).

“A avaliação é muito positiva. Quase a totalidade dos municípios mineiros, 847, fizeram suas conferências municipais, e já realizamos 15 conferências regionais. Neste momento podemos afirmar que para viver em sociedade nós precisamos que as pessoas tenham condições de igualdade. Isto ficou muito evidente nas conferências, quando avaliamos que todas as pessoas têm direito a ter renda, a conviver com outras pessoas e serem protegidas pelo Estado, se necessário. Isto dá para nós uma dimensão de civilização”, avalia a subsecretária de assistência social, Simone Albuquerque.

A proposta é da Sedese e do Ceas é instituir e viabilizar as instâncias participativas regionais  dos trabalhadores e dos usuários e, o mais importante, estabelecer uma agenda de luta do Ceas em conjunto com as Urcmas, com os Fóruns dos Trabalhadores e os Fóruns dos Usuários, além, é claro, de eleger os delegados para a conferência estadual. Para obter estes resultados, as conferências têm uma programação e dinâmica específica.

A programação vai aprofundar o tema “Gestão democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no Suas” e inclui, além da mesa de abertura, duas plenárias temáticas e uma plenária final. A primeira mesa tem como tema “A função estratégica das Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social, nas formas de gestão compartilhada e fortalecimento do Controle Social nas regiões”. A segunda será sobre “A participação e valorização dos usuários e trabalhadores da rede socioassistencial pública e privada para garantia dos direitos no fortalecimento do Suas”.

As conferências regionais antecedem a XII Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para o período de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte.

Capacita Suas
Os alunos do curso de Introdução ao Exercício do Controle Social são convidados nas conferências. “Eles terão a chance de ver na prática o exercício do controle social, vivenciar a participação das diversas categorias envolvidas e acompanhar e atuar na formulação das proposições finais. É uma experiência que dá concretude ao aprendizado”, informa o superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social da Sedese, Jaime Rabelo. Em Curvelo foram formadas três turmas, duas com 46 e outra com 45 alunos, para o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social.

Cursistas do Capacita Suas e delegados da conferência são representantes dos seguintes municípios, sob a abrangência da Diretoria Regional da Sedese em Curvelo: Alvorada de Minas, Aracaí, Augusto de Lima, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Corinto, Couto de Magalhaes de Minas, Datas, Diamantina, Dom Joaquim, Felício dos Santos, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Gouveia, Inhaúma, Inimutaba, Itambé do Mato Dentro, Jequitibá, Joaquim Felício, Monjolos, Morro da Garça, Morro do Pilar, Nova União, Paraopeba, Pompéu, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santo Antonio do Itambé, Santo Antonio do Rio Abaixo, Santo Hipólito, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Goncalves, Serra Azul de Minas, Serro, Sete Lagoas, Taquaracu de Minas e Três Marias.

CONFERÊNCIA REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2017 / CAPACITA SUAS
Abertura do Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social
Data: 18 de setembro
Horário: 8h às 17h
Local: Fiesta Espaço de Eventos – Avenida Antonio Olinto, 209 – Centro - Curvelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.