Últimas notícias

Vigilância amplia o combate à pernilongos em Curvelo


A Vigilância Ambiental de Curvelo, emitiu nessa sexta-feira (17) um comunicado informando algumas ações que estão sendo tomadas pelo município para combater o surto de pernilongos em algumas regiões da cidade. As ações estão sendo intensificadas depois de um crescente número de relatos de infestações do mosquito Culex na região. 
Entre as ações estão o mapeamento dos córregos, lagoas, grotas e demais locais para a identificação de focos do pernilongo, além da limpeza e desobstrução de riachos, para facilitar o fluxo de água.
A principal causa apontada para o aparecimento de tantos mosquitos, além das chuvas  e do clima, é o fato do córrego Santo Antônio ter perdido vazão com o passar dos anos. Além disso, os resíduos orgânicos jogados no riacho não estão sendo diluídos devido ao baixo volume de água, criando um ambiente favorável para  a reprodução do Culex. 
A vigilância também está fazendo a aplicação do Fumacê nas áreas próximas às margens dos córregos e com a previsão de atingir todos os bairros da cidade. No entanto a aplicação mais pesada, realizada com uma maior quantidade de veneno, não deve ser realizada, já que esse tipo de ação só é autorizada pelo governo do estado quando há um grande número de casos notificados de Dengue, Zika e Chikungunya, ou com uma infestação do Aedes aegypti. Vale lembrar que o pernilongo como conhecemos pertence a uma outra espécie, a Culex.
Algumas ações habituais também estão sendo ampliadas, como a aplicação de larvicida e as visitas em imóveis da região. Também estão sendo feitos trabalhos de conscientização através de entrevistas em rádios, alertando sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar o acúmulo de água nos quintais e a importância do descarte correto do lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.