Últimas notícias

Conjuntivite: Saiba como se prevenir da doença


Olhos vermelhos, queimação, fotofobia, lacrimejamento, coceira, sensação de corpos estranhos no perímetro da visão e visão borrada são os sintomas da conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a esclera, da parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras.
A mais comum é a causada por um vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nessa época do ano, situação que se agrava em ambientes fechados.
Em Curvelo-MG, foram registrados alguns casos que vem preocupando a população. A Secretaria Municipal de Saúde, através da supervisora Denise, informou ao ClickCurvelo.com que o aumento dos casos  de conjuntivite registrados na região já foi passado para o Ministério da Saúde.
A secretaria receberá orientações do estado para fazer os registros dos casos que serão repassados para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que apura a ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, além de relacionar os casos a lista de agravos relacionados na Portaria. A partir da avaliação dos resultados são tomadas as medidas pertinentes.
Denise reforçou que o ideal é que as pessoas se lembrem sempre de lavar as mãos com frequência, para que possa inibir a replicação do vírus. Confira algumas medidas que você pode tomar para evitar a proliferação da doença:
  • Lavar as mãos com frequência.
  • Não coçar os olhos.
  • Evitar aglomerações. sempre que possível
  • Não compartilhar colírio, toalhas, fronhas ou maquiagem.
  • Usar óculos de natação nas praias e piscinas.
  • Usar álcool gel nas mãos
O tratamento da conjuntivite alérgica pode ser com colírio anti-histamínico e para conjuntivite viral é indicado o uso de colírio anti-inflamatório. Nos dois casos é recomendada a aplicação de compressas frias para aliviar os sintomas. Já a conjuntivite bacteriana provoca uma secreção amarelada e o tratamento é feito com o uso  de colírio antibiótico. Em ambos os casos o tratamento dura em torno de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.