Últimas notícias

Adolescente denuncia agressão por PMs em Curvelo


Na manhã desta quarta-feira (29), uma jovem denunciou que teria sido agredida por policiais militares, em Curvelo-MG. A denúncia foi feita em uma postagem no seu perfil de uma rede social, onde a jovem relatou o fato e também postou fotos dos seus ferimentos.

Segundo a adolescente de 17 anos, as agressões foram feitas na tarde da última terça-feira (28), no bairro Tibira. No momento a jovem voltava da casa de sua avó, quando presenciou um motociclista sendo perseguido e abordado por uma viatura da Polícia Militar.

Ainda segundo a postagem da adolescente, ao abordar o condutor os militares começaram a agredi-lo. Ao verem a jovem os policiais teriam a acusado de estar filmando a ação. Ainda segundo o relato, três dos oficiais resolveram abordar a jovem,  que teria sido jogada contra a parede, agredida e por fim algemada e colocada na viatura. Além das agressões, a vítima relatou que os oficiais ainda teriam proferido xingamentos e tentado oprimir sua família. 

Ainda em sua publicação, a jovem relatou que os militares teriam pegado o seu celular e constatado que não houveram gravações durante a abordagem do motociclista, preso por direção perigosa. A jovem ainda destacou que foi abordada por policiais homens e que no seu entendimento deveria ter sido abordada por oficiais femininas. 

O caso ganhou grande repercussão, o que fez com que o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo (PP), comentasse na publicação da jovem, afirmando que solicitou apuração do caso junto a 14ª Região da Polícia Militar. "Muito triste. Acabei de entrar em contato com o comandante da 14ª Região da Polícia Militar solicitando apuração do caso. Estarei acompanhando e cobrando resolução. Se precisar de apoio da secretaria de saúde, a secretaria está a disposição na avenida gentil de Matos. Se precisar de algo me mande direct, estarei atento para ajudar. Se possível, é importante que a denuncia seja feita nos canais da Polícia Militar para reforçar a apuração, a PM não é subordinada a prefeitura. Abraço".  

Em outro comentário o prefeito afirmou ter conversado com a vítima e que a equipe de assistência social já estava em contato. "Conversei com ela, e a equipe da assistência social já está em contato. Continuarei acompanhando de perto." - concluiu o mandatário. 

A adolescente ainda informou que sua família buscou apoio com o Conselho Tutelar, que não compareceu ao local e informou que em casos envolvendo órgãos públicos como a Polícia Militar, a vítima precisa realizar uma denuncia na Delegacia da Mulher. 

Em contato com o Conselho Tutelar, a equipe do ClickCurvelo.com recebeu a informação de que a jovem e sua família teriam sido orientadas pela pessoa que estava em plantão, mas que essa pessoa não estava no momento para dar mais detalhes. O conselho ficou de encaminhar uma nota sobre os fatos, mas que não havia sido recebida até a publicação desta matéria. 

Em nota, o 42° Batalhão de Polícia Militar afirmou que a jovem foi apreendida por desacato e resistência. Segundo a PM, ao presenciar a ação dos militares a adolescente teria começado a proferir palavras de baixo calão depreciativas aos oficiais, o que motivou a abordagem. Na nota o Batalhão também se comprometeu a instaurar um procedimento apuratório, mas apenas se for apresentada alguma reclamação formal frente ao Comando do 42º BPM.  Confira a nota abaixo:
Nota de Esclarecimento

Referente ao REDS de número 2022-027711357-001, o 42º Batalhão da Polícia Militar esclarece que durante Patrulhamento Preventivo, uma guarnição avistou um cidadão já conhecido pela pratica de crimes na cidade de Curvelo, conduzindo uma motocicleta em alta velocidade, desrespeitando as placas de sinalização e colocando em risco os demais usuários da via. 

Em razão do risco causado pelo condutor, iniciou-se os procedimentos de abordagem policial com o acionamento dos sinais luminosos e sonoros da viatura para que o condutor parasse o veículo. 

Ao perceber a aproximação da viatura policial, na tentativa de fugir da equipe policial e se furtar da abordagem, o condutor da motocicleta aumentou ainda mais a velocidade. Ao ser alcançado, insatisfeito com a abordagem, desceu do veículo e investiu contra os policiais militares, desferindo chutes e socos. O autor foi contido e preso.

No decorrer da prisão do condutor, uma menor de idade que estava no local dos fatos, dirigiu-se aos militares proferindo palavras de baixo calão, depreciativas e desrespeitosas, motivo pelo qual foi apreendida. Ao ser apreendida, resistiu à ação policial com o uso de força física. Durante a contenção, a menor sofreu escoriações leves, razão pela qual foi encaminhada ao hospital e atendida com a ficha de nº 2694807.  

Importa destacar que o condutor da motocicleta é inabilitado.

 A motocicleta foi apreendida devido o cometimento de crime de trânsito.

As partes envolvidas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil. 

Cabe esclarecer ainda que tão logo seja apresentada qualquer reclamação formal frente ao Comando do 42 BPM, será instaurado o competente procedimento apuratório para melhor esclarecimento dos fatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.