Últimas notícias

Copasa e Prefeitura de Curvelo começam a recuperação da microbacia do Santo Antônio

Prefeito Maurílio Guimarães junto ao gerente regional da Copasa, Daniel Aguiar, e da diretora presidente da companhia, Sinara Meireles. 

Na última quinta-feira (21), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura Municipal de Curvelo assinaram três convênios que colocam em prática o plano de ações para recuperar a microbacia do ribeirão Santo Antônio, no âmbito do programa Pró-Mananciais. Assinaram os convênios: a diretora-presidente da Copasa, Sinara Meireles, o Diretor de Operação Norte, Gilson Queiroz, e o Prefeito de Curvelo, Maurílio Guimarães.
As ações ocorreram após a apresentação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Curvelo, que investigou os serviços Copasa na região e a situação dos mananciais. A CPI apurou sérios danos ambientais nos córregos Santo Antônio e Riacho Fundo, causados pela presença de esgoto, lixo residencial, entulhos e desmatamento das matas ciliares. (leia mais)

O primeiro convênio 

Trata das barraginhas, que são bacias de contenção de chuvas em áreas de recarga de aquíferos. Nesse convênio, a Copasa  fornecerá óleo diesel para a construção das barraginhas e para a readequação de estradas e sinalização, além de providenciar meios de abastecimento dessas barraginhas na bacia do ribeirão Santo Antônio. Por sua vez, a Prefeitura providenciará as máquinas para a realização dessas obras.

O segundo convênio

Trata da implantação de um viveiro de mudas nativas para a recuperação da vegetação da bacia do ribeirão Santo Antônio. O viveiro fica em uma área da Prefeitura, que também está cedendo vigilância e apoio de mão de obra. Nesse convênio, a Copasa providenciará recursos e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa), cujo presidente, Marco Aurélio Corrêa Machado, também assinará o documento, compromete-se a gerenciar o viveiro. Metade das mudas produzidas será destinada, exclusivamente, a projetos de recuperação ambiental na bacia do ribeirão Santo Antônio.

O terceiro compromisso é a recuperação de um parque na avenida Sanitária, que foi construído pela Copasa na época em que a empresa assumiu a concessão de esgoto em Curvelo. A Prefeitura Municipal pretende melhorar a infraestrutura desse parque e recuperar nascentes urbanas existentes no local. A Copasa providenciará metade dos recursos necessários para essa intervenção.

As ações previstas nesses três convênios são um importante passo para perenizar o Ribeirão Santo Antônio, de modo que ele tenha vazão durante todos os períodos do ano, revertendo a situação crítica desse manancial, que quase secou no período de seca de 2017.

Programa Pró-Mananciais em Curvelo


O programa Pró-Mananciais tem como objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos mananciais que são utilizadas para o abastecimento público nos municípios operados pela Copasa, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental. O programa atende às novas diretrizes da Copasa e integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. Em Curvelo, o Pró-Mananciais foi implementado em setembro de 2017.

Nos municípios onde o Pró-Mananciais atua são criados Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), que são formados por representantes de vários órgãos e segmentos da cidade para identificar a microbacia a ser trabalhada e promover discussões para elaborar o diagnóstico, o planejamento e acompanhar as atividades do plano de ações. O Colmeia de Curvelo é constituído por representantes de 25 órgãos e segmentos da cidade, que estão trabalhando na recuperação da microbacia do ribeirão Santo Antônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.