Últimas notícias

Engenheiros de Curvelo apresentam propostas de desenvolvimento


Profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências das cidades que compõem a Região Metropolitana do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão debater 139 propostas de desenvolvimento regional e nacional nos dias 23 e 24 de maio, em Belo Horizonte. As proposições foram elaboradas durante as reuniões preparatórias que antecederam a etapa regional, realizadas nas cidades de Sete Lagoas, Nova Lima, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Santa Luzia, Curvelo, Contagem, Pedro Leopoldo, Betim e Belo Horizonte, em abril. O encontro faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será em Belo Horizonte, nos dias 4 a 6 de julho de 2019.

As propostas foram levantadas a partir da discussão de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destaca a participação ativa dos profissionais na formulação das propostas durante as reuniões preparatórias. "Foram quase três mil participantes. Isso é muito satisfatório, pois percebemos uma vontade de contribuir tecnicamente na construção de políticas públicas e na elaboração de estratégias da engenharia e da agronomia para o estimular o desenvolvimento  local e nacional", conta.

O Congresso promove discussões desde a base, num processo democrático de construção de propostas que, se aprovadas, seguem para a etapa seguinte até chegar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais. Em Minas, foram 63 reuniões preparatórias nas inspetorias, que culminam agora com a realização de sete encontros regionais previstos para todas as regiões do estado, entre os dias 21 de maio a 15 de junho. Em cada encontro, autoridades e especialistas vão ministrar palestras para servirem de subsídio nas discussões. Em Belo Horizonte, os palestrantes serão o ex-presidente da Usiminas e da Mannesmann, Marco Antônio Castelo Branco, o professor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Yvo Marcelo Chiarada Masselli, e o diretor do Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) Joseli Andreoli.

Esse ciclo de debates, que é realizado a cada três anos, tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. O tema do CNP deste ano é “Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional” e será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas, capital do Tocantins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.