Últimas notícias

Coronavírus: Prefeitura convoca coletiva para falar sobre casos confirmados em Curvelo


Na manhã desta quinta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Curvelo convocou uma entrevista coletiva para falar sobre os 22 casos de Covid-19 confirmados no dia anterior. Os pacientes são idosos institucionalizados da Casa dos Idosos de Curvelo.

A entrevista contou com a presença da Secretária de Saúde de Curvelo Rejane Valgas, o sub-secretário João Comunitário, a coordenadora vigilância em saúde, Denise Vilela Cardoso e membros da diretoria da Casa dos Idosos de Curvelo. 

Confira os destaques:


Durante a reunião Rejane Valgas e Denise Vilela falaram sobre os critérios e protocolos usados pelo município para classificar os casos de Covid-19. Denise comparou os critérios já usados em outras doenças como a dengue: "Quando a gente começa a acompanhar os casos de dengue, até um certo limite, até uma porcentagem da população, a gente faz coleta de sorologia e depois disso, os casos que aparecem, como a gente não tem, o estado, [sic] a gente não tem condição de fazer exames de todos os pacientes, a gente encerra esses [casos] por critério clinico e epidemiológico, ou seja, pacientes que manifestam sinais e sintomas compatíveis com a doença e com o cenário epidemiológico, que é o que tá acontecendo com o Covid, existe confirmação também de casos por critério clinico e epidemiológico e por critério laboratorial. Então isso já é de praxe né, dentro das vigilâncias em saúde, que em situações de epidemia, em situações de um aumento muito grande de casos, que não se tem como testar todas as pessoas que manifestam sintomas, através de estudos a gente faz a confirmação de casos pelo critério clinico epidemiológico que esta sendo utilizado de acordo com as normas da Secretaria do Estadual de Saúde"

João Comunitário respondeu a questionamentos sobre o suporte que o município tem dado ao Asilo e sobre a possível realocação dos idosos confirmados para a doença. "Nos recebemos a determinação do prefeito, que nós já temos parceria com o Asilo e essa parceria vai ser mais ampliada neste momento, para que a gente possa dar todo o suporte necessário. Todas as secretarias, especificamente a Secretaria de Saúde e a área da Assistência Social, para que eles possam ter toda a estrutura para fazer todas as ações que se fizerem necessárias [...] como a Rejane disse a gente ta em contato constante com o Asilo, com a diretoria, para buscar um local que realmente a gente consiga atender essa nossa necessidade e que os idosos possam ir, seguindo todos os protocolos de saúde. E para um local que tenha toda a segurança necessária para que possam permanecer o período que for necessário."

José Geraldo Lima dos Santos, membro da diretoria da Casa dos Idosos de Curvelo, pontuou suas discordâncias com relação aos protocolos usados para obter os dados oficiais, divulgados nos informe diários da secretaria de saúde e comentou a repercussão de uma publicação que ele mesmo teria feito nas redes sociais contestando os números divulgados:"Temos 3. 19 não estão contaminados no real, embora a lei diz que tem que ser divulgados como contaminados. Eu não quis desmenti-la e nem entrar em atrito com ela [Secretária de Saúde], pelo contrário, eu quis tranquilizar as pessoas [...]". Finalizando, José Geraldo se voltou para Rejane Valgas, se desculpando por eventuais desconfortos que poderia ter causado para a secretária. (leia mais)

A Secretária de Saúde reafirmou o seu posicionamento quanto aos dados oficiais, salientando que os números atuais não mostram a real situação da pandemia no município, que segundo ela é bem mais grave do que se pode calcular. Para Valgas, as informações divulgadas nos informes diários são apenas uma pequena amostragem sobre os pacientes que foram possíveis testar, definindo essa amostra como a "ponte de um iceberg" de uma situação maior: "O Boletim Oficial tem que seguir os critérios do Ministério e da Secretaria de Estado.[...] Então não houve em momento algum divulgação de maneira equivocada, a forma nós da Secretaria de Saúde, buscando informações pelo órgão técnico, temos de de divulgar é essa. Continuo mantendo o posicionamento de 22 casos confirmados, sendo que 3 testaram positivo e os 19 sendo enquadrados como confirmados, e olhe que eu não estou falando contaminado, estou falando confirmado,como critério clínico e epidemiológico.".

Rejane Valgas completou recomendando que as pessoa continuem tomando os devidos cuidados para não propagar a doença: "Muitos de nós aqui podemos estar assintomáticos e transmitindo. Então o recado que eu tenho para a população é fique em caso, se proteja, lave as mãos, [usem] álcool em gel, diz Isolamento Social. E que, aqueles números são importantes? São sinalizadores? São! Mas eles não retratam o grande universo da saúde." - finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.