Últimas notícias

Vale realiza distribuição de água para moradores impactados em Curvelo

 

A Vale realizou 2.262 visitas e mais de 15 mil atendimentos para identificar o volume de água necessário para atender plena e regularmente as famílias e produtores rurais elegíveis ao longo de 250 quilômetros de extensão do rio Paraopeba, de Brumadinho a Pompéu, com base nos critérios do Igam (população que captava diretamente no rio ou usuários de poços e cisternas a até 100 metros da calha, sem restrição para o uso da água de poços e cisternas a mais de 100 metros).

Para a distribuição, o caminhão pipa é higienizado por empresas especializadas e a água é captada, já tratada pela Copasa, em duas estações de tratamento, em Juatuba e Curvelo. Antes de cada entrega, é analisada ainda o teor de cloro e outros parâmetros, como cor, pH, coliformes totais e E.Coli são analisados por amostragem em laboratórios credenciados e independentes. Em casos de violações, a água é imediatamente descartada e o caminhão higienizado novamente.

Para melhorar as condições de armazenamento para as propriedades elegíveis de Brumadinho a Pompéu, com a doação de cerca de 1,7 mil novas caixas d'água, 194 bombas hidráulicas e a interligação hidráulica de 609 propriedades. Foram instalados 250 filtros para que as pessoas que possuem poços subterrâneos possam tratar melhor sua própria água e cerca de 360 captações de recursos hídricos (poços) para abastecimento da população dos 22 municípios impactados pelo rompimento.

Para os animais com relação direta com a produtividade e renda de pequenos produtores impactados, foram instalados 605 mil metros de cercamento para evitar o contato com a água do rio Paraopeba, além do fornecimento de 893 bebedouros e mais 80 mil toneladas de ração. Para irrigação das plantações, os produtores receberam mais de 470 milhões de litros de água.

Durante todo o processo de reparação, a empresa se mantém aberta ao diálogo construtivo com as comunidades, órgãos competentes, poder público e instituições de justiça para discutir e avaliar permanentemente eventuais impactos em outras famílias e comunidades. Em caso de dúvidas, as pessoas também podem procurar o canal de atendimento para a comunidade pelo telefone: 0800-0310831.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.