Últimas notícias

Associação de moradores de Curvelo reabre suas portas após reforma

Desde a restrição de acesso ao rio Paraopeba em Curvelo, a comunidade de Cachoeira do Choro, que tinha forte ligação com o rio, tem buscado alternativas para fortalecer a economia local e voltar a atrair turistas para a região. Um dos caminhos encontrados foi investir em capacitação. Para isso, a Prefeitura de Curvelo estabeleceu em 2020, parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que passaria a oferecer cursos profissionalizantes aos moradores da comunidade. Faltava então garantir que as capacitações acontecessem em um local adequado e equipado, missão assumida pela Vale.

Reforma da Associação de Moradores de Cachoeira do Choro abre oportunidades de capacitação para moradores.

A empresa realizou a reforma e equipou a Associação de Moradores de Cachoeira do Choro, atividade concluída no início de julho. O novo espaço passou a contar com uma sala de aula preparada para sediar cursos profissionalizantes e reuniões, além de uma cozinha reformada. “Com a obra, ampliamos também nossa capacidade de atendimento. É uma oportunidade para que os moradores possam comercializar doces em compotas, entre outros produtos, que poderão se transformar numa nova fonte de renda”, avalia Carlos Roberto Filho, presidente da associação.


Água e produtos para alimentação animal


Além de receber o novo espaço, moradores impactados de Curvelo e de outros 15 municípios da bacia do Paraopeba têm recebido da Vale água de qualidade, com frequência diária e sempre à disposição. A estratégia de distribuição do recurso já ultrapassou a marca de 1,2 bilhão de litros entregues para uso doméstico, irrigação e dessedentação animal.

A logística de distribuição utiliza 62 caminhões-pipa e conta com 100 motoristas trabalhando em turnos de revezamento, percorrendo uma média de 12,4 mil km por dia. Antes de cada entrega, o motorista mede o teor de cloro da remessa, e uma empresa de auditoria técnica independente contratada para atender ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) também faz análises como contraprova. Até o momento, 100% das amostras estavam em conformidade com as legislações.

Outra ação que busca contribuir para que as pessoas impactadas retomem o quanto antes suas rotinas é a entrega periódica de produtos para alimentação animal. A iniciativa é destinada a 249 propriedades de 19 municípios da região, sendo Curvelo um deles. Mais de 100 milhões de quilos de produtos já foram entregues, sob a orientação de técnicos, zootecnistas, engenheiros agrônomos e veterinários da Vale, de acordo com a necessidade de cada produtor. O trabalho continuará sendo realizado até o restabelecimento da captação de água no rio Paraopeba para finalidades agropecuárias, no trecho de Brumadinho a Pompéu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.