Últimas notícias

Moradores de Cachoeira do Choro protestam por melhorias no abastecimento de água


Na tarde desta segunda-feira (13), moradores do distrito de Cachoeira do Choro realizaram uma manifestação pedindo melhoras na distribuição e qualidade da água, em Curvelo-MG. Segundo moradores, a comunidade vem sofrendo com a falta de abastecimento desde o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019.

Durante os protestos, cerca de 30 moradores da localidade de Cachoeira do Choro se reuniram em diferentes pontos da cidade de Curvelo para reivindicar melhor qualidade e distribuição da água na localidade. Eliana Marques, pescadora e membro da comissão de moradores, contou que após o rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, a distribuição e a qualidade da água pioraram e trouxeram muitos problemas para os moradores que dependiam do rio Paraopeba para sobreviver: "Hoje nós somos um território atingido, antes nos tínhamos o nosso rio, tínhamos turismo abundante, nós tínhamos nossos quintais produtivos e hoje tudo isso está perdido. Não podemos mais comer nossos peixes, não podemos mais usar a água do nosso rio, nossos quintais morreram, todas as plantações, perdemos até nossas alimentações e perdemos a nossa renda, o empobrecimento da comunidade muito grande desde que houve o rompimento".

Os manifestantes foram até a Prefeitura Municipal de Curvelo, onde foram recebidos pelo vice-prefeito, Dr. Gustavo Nascimento (PP); o Secretário Municipal de Fazenda, Pedro Bianchi; a Secretária Municipal de Administração, Tatianna Mello; e o Subprefeito de Distritos e Zonas Rurais, Eduardo Avelino, que agendaram uma reunião para o dia 22 de setembro às 15h.

Durante entrevista, Eliana Marques, que também representou os moradores nas tratativas, contou que o vice-prefeito afirmou não ver razão para aquela manifestação: "Bom, o vice-prefeito disse primeiro não ver razão para nossa manifestação, mas ele foi amplo. Ele abriu as porta para uma nova reunião para o dia 22, agora às 15 horas da tarde, juntamente com a Copasa". Em sequência, os manifestantes foram até a sede administrativa da Copasa, conversaram com o gerente da agência, Daniel Aguiar, que reafirmou a reunião marcada.

Ainda durante as manifestações, os moradores foram até a Secretaria Municipal de Saúde, onde também conseguiram agendar uma outra reunião para o dia 22 de setembro. Ao final dos protestos, os manifestantes foram até a Câmara Municipal de Curvelo, onde fizeram o uso da Tribuna Livre para pedir melhorias no serviço de distribuição de água.

Ainda segundo os moradores, desde o rompimento da barragem de Brumadinho, a localidade se tornou dependente da Copasa para a distribuição de água. Segundo eles, muitas vezes a comunidade chega a ficar até 5 dias sem o fornecimento. "Desde o rompimento essa água está vindo muito suja. Então a gente não tem condição de dar banho em uma criança, em fazer uma comida. Chega até 5 dias sem água pela Copasa" - afirmou a pescadora Eliana Marques.

Em nota a prefeitura de Curvelo confirmou o encontro e o agendamento da reunião com o grupo de moradores da localidade: "Um grupo de moradores de Cachoeira do Choro foram recebidos e ouvidos pelo Vice- Prefeito, Dr Gustavo; pelo Secretário de Fazenda, Pedro Bianchi; pela Secretária de Administração, Tatianna Mello; e pelo Subprefeito de Distritos e Zonas Rurais, Eduardo Avelino. A principal reivindicação diz respeito a falhas no abastecimento de agua no qual ficou agendado uma reunião com representantes da Copasa na próxima semana. Além disso, todas as demandas foram ouvidas e encaminhadas para tratativa". - afirma a nota.

A equipe do ClickCurvelo.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa, que encaminhou a seguinte nota: "Na tarde desta segunda-feira (13/09), representantes de moradores da localidade de Cachoeira do Choro, município de Curvelo, estiveram na sede da Gerência Regional da Copasa (GRCV) para protocolar ofício registrando reclamações e reivindicações, que serão respondidas oportunamente pela Companhia. A Copasa esclarece que presta serviços de abastecimento de água com regularidade na localidade. A água fornecida para a população é captada em poço profundo, devidamente tratada e distribuída aos imóveis conectados, atendendo de forma rigorosa a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação em vigor. Nossas equipes atuam para atender às solicitações dos clientes nos prazos exigidos e realizam um rigoroso controle de qualidade da água tratada, por meio de coletas regulares em vários pontos da localidade."

Confira o Vídeo abaixo: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.