Últimas notícias

5 motivos para observar o céu de Maio este ano

Maio será um mês especial para quem gosta dos astros


1- "Presentes" do Halley

O cometa Halley ainda está longe de nos visitar novamente, apenas em 2061, mas alguns de seus pedaços formam uma chuva de meteoros conhecida como Eta Aquáridas. Na noite do dia 6, serão vistos cerca de 20 ou 30 meteoros por hora.

2- Planetas vão nos visitar


Saturno chegará ao seu local de maior proximidade da Terra no dia 10. Será uma boa oportunidade para observar no céu seus anéis e satélites. Vênus, alocado na constelação de Peixes, também estará por aqui, antes do amanhecer, e ficará até o mês de setembro.

3- Chuva de meteoros


Um fenômeno nunca visto e que será gerado pelo cometa 209P/LINEAR, que nos visita a cada 5 anos, aproximadamente. Segundo os astrônomos, há grandes chances de serem vistos até 200 meteoros por hora. A Lua não será um obstáculo para a observação.

4- Júpiter também fará sua aparição


No dia 25, Marte, brilhante, pode ser flagrado na constelação de Virgem. 
Mercúrio, que normalmente é difícil de ser identificado, será claramente visível em baixa altitude no Ocidente no mesmo dia, algumas horas antes do pôr do sol. 
Júpiter (foto) fará sua aparição, mas de um ponto mais alto. Será possível observá-lo durante cerca de cinco horas depois do pôr do sol.

5- A bela Virgem


Uma boa dica pra quem gosta de observar o céu está na constelação de Virgem. Apesar de não ser a mais brilhante, Virgem é uma das maiores constelações visíveis da terra. O melhor momento para observa-la será nas primeiras horas do entardecer. Em Virgem também se encontra um agrupamento que contém mais de duas mil galáxias, sendo que 13 delas podem ser observadas com um telescópio pequeno.

Fonte: Jornal O Globo


Um comentário:

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.