Últimas notícias

Autoridades participam da 74ª Exposição Agropecuária de Curvelo


Foi aberta oficialmente na manhã de 12 de maio, sexta-feira, na Ilha Central do Parque Antônio Ernesto de Salvo, a 74ª Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo.
Uma das mais concorridas dos últimos tempos, a abertura deste ano contou com a presença de inúmeras autoridades nacionais e de grandes lideranças do agronegócio brasileiro.
Falaram na ocasião o ex-ministro de Agricultura e homenageado Alysson Paulinelli, o prefeito, Maurílio Guimarães, o presidente da AMCZ, Gustavo Pitangui de Salvo, e o Patrono da Expô 2017, o médico, pecuarista e senador da República Ronaldo Caiado. “É sobretudo gratificante voltar a Curvelo como patrono de uma das maiores exposições do Brasil, num parque que leva o nome de Antônio Ernesto de Salvo, um querido amigo, conselheiro e mestre, cujo trabalho continua com seus filhos, Antônio e Gustavo. Minha alegria se completa quando chego aqui e encontro tantos companheiros de luta e constato que a cidade de Curvelo está sendo administrada por um prefeito honrado, sério e digno”, declarou o senador.
Para o prefeito, Maurílio Guimarães, que presidiu a AMCZ na década de 1990, realizar a Exposição Agropecuária e Industrial e receber como patrono do evento um homem público da envergadura do senador Ronaldo Caiado, seu colega de partido, são verdadeiros feitos históricos para o Município. “A AMCZ conta e poderá sempre contar comigo. Estamos juntos na busca de melhores condições de vida para todos, o que tem a ver também com o fortalecimento do agronegócio. Mais do que nunca precisamos estar conscientes de que o melhor caminho para o Brasil é o que passa pelo campo”, salientou o prefeito.
Antes, agradecendo a placa de Honra ao Mérito, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli falou do carinho com o povo de Curvelo e da emoção de voltar à cidade como homenageado na Expô: “Sinceramente, nunca esperei tamanho reconhecimento. Sairei daqui feliz e realizado”.
O presidente da AMCZ, Gustavo Pitangui de Salvo, discorreu sobre os desafios que o Brasil precisa enfrentar e revelou ter confiança no presente e no futuro, segundo ele porque existem lideranças dinâmicas e sempre dispostas a lutar pelo interesse coletivo, a exemplo do senador Ronaldo Caiado, do prefeito de Curvelo, Maurílio Guimarães, do ministro Alysson Paulinelli (“há o antes e o depois de doutor Alysson na história da agricultura brasileira”, afirmou), do presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, do presidente da ABCZ, Arnaldo de Souza Machado Borges, e do ex-secretário de Estado de Agricultura Elmiro Nascimento. O presidente da AMCZ arrematou citando o escritor João Guimarães Rosa: “'Cada homem tem seu lugar no mundo e no tempo que lhe é concebido. Sua tarefa nunca é maior que sua capacidade para poder cumpri-la. Ela consiste em preencher seu lugar, em servir à verdade e aos homens'. Que cada um de nós, Senador Ronaldo Caiado, ilustre Patrono da Expô 2017, tenha sempre consciência de seu lugar no mundo e, a exemplo do senhor, cumpra com brilhantismo a tarefa que o destino lhe reservou", disse Gustavo Salvo.
Também prestigiaram a cerimônia de abertura, dentre outras inúmeras outras personalidades, o vice-prefeito de Curvelo, Marcos Dupim Mattoso, o presidente da Câmara, Geraldo Moreira da Costa Filho, os deputados federais Carlos Melles e Rodrigo de Castro, os deputados estaduais Agostinho Patrus Filho, Dilzon Melo, Antônio Carlos Arantes e Inácio Franco, o conselheiro corregedor do TCMG, José Alves Viana, o comandante da 14ª RPM, coronel Leonardo Carvalhar Maciel, a delegada regional de Polícia Civil, Margaret de Freitas Assis Rocha, o presidente da ABCZ, Arnaldo de Souza Machado Borges, o presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, o ex-governador Alberto Pinto Coelho, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, os ex-secretários de Estado Elmiro Nascimento  (Agricultura) e Danilo de Castro (Governo), os prefeitos João Carlos Borges (Augusto de Lima), José Maria de Castro Matos (Morro da Garça), Rafael Dotti Carvalho (Inimutaba) e Ricardo Castro (Presidente Juscelino), representantes da EMBRAPA Gado de Corte e Milho e Sorgo.
Com as atividades iniciadas na segunda anterior, 8, a mostra organizada pela AMCZ – Associação Mineira dos Criadores de Zebu - reuniu cerca de mil animais entre bovinos e equinos das raças Mangalarga Marchador, Gir, Nelore, Guzerá, Holandesa e cruzamentos trazidos por cerca de 200 expositores de várias regiões do país.
Leilões, julgamentos e torneios leiteiros movimentam a grande festa do agronegócio, que terminou no domingo, 14, e contou também com estandes de máquinas e implementos agrícolas, dentre outros.
A novidade em 2017 foi o I Curso Itinerante de ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, fruto de parceria firmada entre a AMCZ e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). “Conseguimos firmar a parceria para esse curso depois de muita luta, mas estamos satisfeitíssimos com a receptividade dos quase 200 inscritos. Sem dúvida, a iniciativa veio fazer enorme diferença. Estiveram em Curvelo os mais renomados técnicos da EMBRAPA, aqueles que são diretamente responsáveis pelo alto índice de produtividade no campo e, consequentemente, pelo superávit na Balança Comercial deste país”, acentuou o presidente da AMCZ, Gustavo Pitangui de Salvo.
Um público de aproximadamente 100 mil pessoas, incluindo visitantes de outros estados e países, como Venezuela, Colômbia, França e México, circulou pelo Parque durante a Expô, sobretudo no fim de semana em que houve programação recreativa, a cargo das empresas Cia. Promoções, EB Produtora e Dimensão Eventos.
Na quinta, 11, artistas da terra se revezaram no palco da Quintaneja, e a renda foi em parte revertida para o Instituto do Câncer, confirmando o compromisso da AMCZ e parceiros com a responsabilidade social. Na sexta, 12, apresentou-se a dupla Henrique e Juliano. No sábado, 13, foi a vez do show LENDAS, com o sertanejo raiz de Milionário e Mariano, e também o batidão da dupla Thaeme e Thiago.
Ao todo, dentro e fora do Parque, a Expô Curvelo gerou um volume de negócios da ordem de aproximadamente R$ 15 milhões. "Em última análise, um saldo dos mais positivos", comemorou o presidente da AMCZ, Gustavo Pitangui de Salvo.
Via: Assessoria de Comunicação AMCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.