Últimas notícias

Editorial: Fake news e a busca por histórias fictícias


Na última segunda-feira (25) a cidade de Curvelo-MG ficou em polvorosa com a presença da Polícia Rodoviária Federal no município. A ação da PRF se tratava de uma fiscalização em continuidade aos trabalhos que já vinham sendo executados para combater o trabalho infantil, trabalho análogo a escravidão e outras ilegalidades trabalhistas em carvoarias da região. Segundo informações, a operação conta com o apoio da PRF, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União, através do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, criado através da Portaria nº 3.484, de 6 de outubro de 2021, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Uma das propriedades fiscalizadas pertence ao conhecido médico da cidade, Biágio Annuzzo. Bastou isso para surgirem vários boatos envolvendo o médico, desde acusações de tráfico de órgãos, desvios de milhões em dinheiro destinados ao combate a Covid-19, desvio de dinheiro de hospitais e até que Annuzzo havia sido preso por exploração do trabalho escravo. Tudo mentira, inventada através do passa e repassa de informações em grupos de WhatsApp para saciar o tédio de quem ali está.

A situação ficou tão fora de controle que Annuzzo se sentiu obrigado a emitir uma nota para esclarecer que não estava preso. Confira:

Em atenção aos cidadãos de bem da cidade de Curvelo - que  ao longo dos anos aprendi a admirar e respeitar - que fazem questão de conhecer a verdade dos fatos, venho a público, em respeito EXCLUSIVO a esses cidadãos, esclarecer que as informações que estão circulando em redes sociais sobre a minha pessoa, enquanto médico e cidadão inserido nesta comunidade, onde presto serviços há mais de 30 anos, são caluniosas e difamatórias, expedientes característicos de elementos maldosos e inescrupulosos que tentam, de todas as formas e a todos os instantes, denegrir a imagem alheia de forma cruel, impiedosa e mentirosa.

O que ocorreu, EXPRESÃO MÁXIMA DA VERDADE, foi uma FISCALIZAÇÃO ROTINEIRA do MINISTÉRIO DO TRABALHO FEDERAL em uma CARVOARIA de minha propriedade, na zona rural de Curvelo, conforme vem ocorrendo em todo o Centro-Norte do Estado de Minas Gerais e com ampla divulgação da mídia. 

Nada mais tendo a esclarecer, valho-me desta publicação para agradecer aos verdadeiros amigos e colegas pelas incontáveis manifestações de apreço, carinho e solidariedade, me colocando, mais uma vez, ao inteiro dispor dos curvelanos.

Curvelo-MG, 26 de abril de 2022

Dr. Biágio Annuzzo
Médico
Não é a primeira vez que Biágio Annuzo e sua família se veem obrigados a emitir uma nota de esclarecimento por causa de um linchamento virtual. Em março de 2020, início da pandemia de Covid-19, o médico e sua família sofreram ataques após um irmão de Annuzzo ter sido trazido para a cidade para tratar de uma pneumonia, que posteriormente se confirmou como uma infecção causada pelo novo coronavírus. (leia mais)

A imprensa apanhou novamente


A parte mais importante dessa história é como os veículos de imprensa locais foram atacados, simplesmente por não noticiarem uma Fanfic (histórias ficcionais, geralmente geradas por fãs de uma celebridade ou personagem da mídia) criada nos grupos de WhatsApp da cidade.

Até a última quinta-feira (27), mesmo após a ampla divulgação da nota nas redes sociais, o ClickCurvelo.com, por exemplo, ainda recebia mensagens como "E do doutor Biágio? Vocês vão falar ou vão colocar panos quentes?".

Os curvelanos e os brasileiros em geral precisam refletir mais sobre o papel da imprensa em sua comunidade. Definitivamente nosso papel não é o de noticiar as histórias que você gostaria de ler. Nós infelizmente não noticiamos nem as histórias que gostaríamos de contar, noticiamos fatos, devidamente apurados e com respeito a democracia e aos limites constitucionais. Infelizmente, aliados com a realidade, não conseguimos concorrer com a imaginação fértil de internautas entediados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.