Últimas notícias

TCE incentiva alunos de Pirapora a cuidarem das escolas


“O que importa é a preservação do que estamos usando, pois sem preservação aquilo não vai valer muita coisa no futuro”. Essa é a lição que Henrique Martins, do sexto ano do ensino fundamental, vai levar para casa e quer transmitir aos seus amigos da vizinhança, parentes e aos próprios pais. Henrique foi um dos 74 alunos da Escola Estadual Fernão Dias, em Pirapora, que receberam a visita do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nesta quarta-feira (06), para ouvirem breves ensinamentos sobre cidadania, controle social e conservação do patrimônio público.

Com idades entre 10 e 11 anos, as crianças assistiram atentas a um vídeo com uma fábula que trata de forma lúdica o tema da corrupção e depois participaram com entusiasmo de um minidebate conduzido pela assessora da Presidência do TCE, Naila Mourthé, e pelo assessor da Diretoria-Geral, Paulo Vicente Guimarães Silva. Além de tratarem de temas ligados à atuação do Tribunal, eles mostraram como se usa o aplicativo “Na Ponta do Lápis”, desenvolvido pelo Órgão, para auxiliar a fiscalização da Educação nas escolas públicas de Minas.

A comitiva do Tribunal apresentou as diversas opções que o aplicativo permite, como responder a questionários, enviar sugestões, fazer relatos e até fotografar problemas que encontrarem no local onde estudam. Os alunos também receberam material de divulgação e foram incentivados a contar para as pessoas como o aplicativo pode ajudar na melhoria do ensino público no Estado.

A superintendente regional de ensino de Pirapora, Vanderléia Maria de Freitas Pinheiro, elogiou a iniciativa do TCE, “porque ela aproxima os estudantes da gestão da escola”. “Os alunos são as pessoas mais indicadas para nos transmitir as informações, pois eles irão relatar exatamente o que estão vivenciando”, argumentou. Já a diretora da escola, Cleta Gonçalves Sena, navegou no “Na Ponta do Lápis” e “achou o aplicativo fácil e simples para o usuário, podendo contribuir muito como um canal colaborativo para a gestão das unidades escolares”.

Na quinta-feira (07), o Tribunal continua seu trabalho pedagógico com a abertura do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios: Educação, transparência e sustentabilidade da receita pública”. O evento conta com quase 400 inscritos, entre prefeitos, secretários municipais de educação, superintendentes regionais de ensino, diretores de escola, professores e demais integrantes da comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.