Últimas notícias

Aluno do CEFET-MG Curvelo é medalhista na natação paralímpica estudantil

O feito garantiu a classificação nos Jogos Paralímpicos Escolares, em São Paulo. O Estudante também está confirmado na segunda fase do Circuito Loterias Caixa, também na capital paulista


Superar limites e vencer desafios já é uma constante na vida de Gabriel Geraldo Araújo, aluno do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente do campus Curvelo. E, nesta semana, ele acaba de vencer mais um desafio: ganhou três medalhas de ouro e o troféu de segundo melhor estudante-atleta na competição de natação paralímpica dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG), realizados de 30 de julho a 4 de agosto, em Uberaba (MG). Gabriel tem focomelia longitudinal, anomalia que acarreta ausência dos membros superiores e encurtamento dos ossos dos membros inferiores.

No JEMG, as provas de natação paralimpica aconteceram no dia 31, na piscina semiolímpica do Centro Municipal de Educação Avançada (CEMA). Gabriel competiu no módulo II, em que se enquadram os estudantes com mais de 16 anos, e ficou em primeiro lugar nos 50 e nos 100 metros livres e nos 50 metros borboleta. "Não achei as provas muito difíceis, até porque já participei dessa competição antes", avalia. O atleta de 16 anos treina o esporte desde 2015 e está acostumado com a participação em torneios. O quadro particular de medalhas já conta com cerca de 40 premiações.

O bom desempenho o classificou para os Jogos Paralímpicos Escolares, que acontecem no mês de novembro, em São Paulo. Gabriel também participa, de 17 a 20 de agosto, da segunda fase do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O professor de Educação Física Vinícius Gomes de Freitas acompanhou o aluno durante a competição e, mesmo com a expectativa de sucesso, considerando que Gabriel já participa de competições nacionais, a conquista de três medalhas de ouro foi surpreendente. "Conciliar os estudos em uma Instituição como o CEFET-MG, que exige muito do aluno, com a vida de esportista em Curvelo, que não dispõe de muita infraestrutura de treinamento, mostra o quanto o Gabriel é um exemplo de superação", exalta o professor.

A família do atleta, que é de Corinto, região do Médio Rio das Velhas, tem permanecido boa parte do tempo em Curvelo, para que Gabriel possa frequentar as aulas no CEFET-MG. "Quando chegamos ao campus, a escola já estava preparada para recebê-lo, pois estávamos em contato com os servidores antes do início das aulas", explica Eneida Araújo, mãe do atleta. Mesmo não sendo fácil, de forma geral, o cotidiano de pessoas com deficiência, a permanência e a adaptação no CEFET-MG têm sido tranquilas, segundo Gabriel.

Essa foi a fase final dos JEMG 2018, em que são indicadas as escolas e os estudantes-atletas que representarão o Estado em dois eventos nacionais: Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares. Na etapa de Uberaba, aconteceram as finais dos esportes coletivos, além das competições individuais e paralímpicas.

Em seis dias foram disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez; e as modalidades paraolímpicas de atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Com SECOM/CEFET-MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.