Últimas notícias

VII Semana da Poesia Viva


"Durante essa semana toda rua vira palco e toda parede vira mural, a poesia vai às ruas!"

A Semana da Poesia Viva, atualmente promovida pela professora Sheila Nara da Escola Estadual Bolivar de Freitas, foi criada por sua irmã Antônia Cleusa e iniciada com os alunos da Facic, tendo como objetivo levar cultura à sociedade, fazendo com que desenvolvam sensibilidade e valorização da arte.

Após o falecimento de Antônia Cleusa, em 2011, houve o encerramento do projeto por alguns anos. Em 2013, Sheila com o apoio de outros professores e demais funcionários do colégio, deram continuidade ao trabalho de sua irmã.

O projeto Semana da Poesia Viva foi vencedor do prêmio Projeto Magistra em 2015, no qual diversas escolas públicas mineiras participaram apresentando seus trabalhos.

Desde então, a atividade vem sendo acolhida por toda a escola e pela sociedade curvelana. A Semana da Poesia não só leva poesia às ruas, mas também descobre talentos, auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e valoriza a literatura.

"Ao saírem da sala, muita gente pensa que não é aula, mas na verdade é sim. Quando eles saem, é uma aula coletiva, e ao mesmo tempo que eles aprendem, também ensinam ao público. Visitam escolas e outras instituições e todos os recebem com muito prazer. Os professores estão ali como mediadores, mas os verdadeiros protagonistas são os alunos", diz Sheila Nara.

No dia 9 de novembro foi realizado o passeio ciclístico, em que alunos e professores percorreram um circuito pela cidade. "Foi como se os alunos dissessem: estamos chegando, aguardem", brincou a professora. Na próxima segunda (18), ocorrerá a carreata, promovida por familiares, estudantes e funcionários da escola, abrindo assim a Semana da Poesia, que será realizada entre os dias 18 e 22 de novembro.

A VII Semana da Poesia Viva está sendo privilegiada com o lançamento do livro de poesias "Colheita" do professor e escritor Rogério Trindade, que acontecerá no dia 21 de novembro no Cine Teatro Virgínia, a partir das 19h. O evento será aberto ao público e toda a renda arrecadada será doada a instituições de caridade.

O desfecho da Semana será com o Sarau Poético, que ocorrerá na sexta (22) no Cine Teatro Virgínia às 19h, também aberto ao público, porém, será permitida a entrada até atingir a lotação máxima do espaço. A poesia tem que estar nas escolas, e o Bolivar abre essa porta para que todos possam aprecia-la, portanto, a equipe Bolivar de Freitas conta com a presença de todos para assistirem às apresentações de alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.