Últimas notícias

Em Curvelo: Cursos ajudam comunidade rural a se reorganizar


Foi no curso de Gestão de Pessoas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio do Sindicato Rural de Curvelo, que os alunos começaram a fazer história, impactando as comunidades de Estiva, Poções e Currais, zona rural de Curvelo. Na época, em 2019, o treinamento despertou questionamentos importantes como “o que podemos fazer para melhorar a comunidade onde moramos?”, e que fazem a diferença até hoje.

Uma das ideias foi a criação da Feira da Estiva, que conta com uma comissão voluntária e responsável pela organização, criada por meio de votação entre os alunos. Desde então, os alunos e integrantes da comissão Bárbara Roberta, Ingredy Eduarda Rodrigues e Marcos Túlio dos Reis Caldeira, reuniram com os líderes dessas comunidades e pediram apoio para que o projeto da feira e outros de cunho social saíssem do papel. De acordo com Ingredy, as noções de empreendedorismo, funções administrativas, liderança, trabalho em equipe e comunicação assertiva foram o segredo do sucesso. “O objetivo era único, de ajudar na comercialização dos produtos da mão de obra rural, mas são realidades diferentes e as particularidades precisam ser respeitadas”.

A questão motivacional também foi percebida como ponto positivo proporcionado pela qualificação. “São comunidades que acolhem moradores de perfil muito simples. Tamanha humildade não permitia que sentissem orgulho de si mesmos, nem de seus produtos. Os cursos do SENAR Minas fizeram com que eles enxergassem valor agregado, trouxeram mais união entre os moradores e mudaram a perspectiva de vida deles. Hoje, todos aprenderam a como levar mais qualidade e aumentar a renda familiar, usando de seu conhecimentos e implantando as técnicas que aprenderam”, disse Ingredy, ao se referir aos cursos nas áreas de artesanato e alimentação.

E não para por aí. Com a pandemia, as atividades da Feira foram interrompidas e, novamente, os alunos entraram em ação, em parceria com outras lideranças. Eles criaram um grupo, o maior da região, em aplicativo virtual e conseguiram mobilizar mais de 240 pessoas, com o objetivo de divulgar os produtos e a renda dos colegas não ficasse comprometida. No ambiente on-line, circulam fotos da farinha de mandioca, do polvilho doce artesanal, dos biscoitos, dos doces, do queijo, do requeijão caseiro, além de das hortaliças, frangos, bolos e alguns artesanais. “O grupo e a demanda cresceram muito”, disse Ingredy, orgulhosa, apontando para os certificados. Histórias como essa é a concretização do nosso sonho, enquanto Sindicato, que é proporcionar o empoderamento comunitário rural a partir da oferta dos conhecimentos necessários para que tais mudanças significativas ocorram, incluindo a geração de renda!- Janaína Rodrigues, mobilizadora pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo

Para maior organização da Feira, algumas regras foram implementadas:
- Os feirantes tem como princípio respeitar seus concorrentes e clientes
- Os feirantes que porventura forem vender o mesmo produto de outro produtor
devem entrar em consenso a respeito do preço
- Cada feirante é responsável pelos seus próprios produtos e por zelar seu espaço,
mantendo-o limpo e higienizado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.