Últimas notícias

Cerrado Mapping Festival promove ações em comemoração ao Dia do Cerrado


O Dia Nacional do Cerrado é celebrado todos os anos em 11 de setembro, e a fim de enfatizar a importância de preservar sua diversidade, riqueza de formas e paisagens, que é um patrimônio natural nacional, o "Cerrado Mapping Festival" promove ações culturais no cerrado mineiro entre 10 e 12 de setembro de 2021.

O Festival teve a sua primeira edição, em agosto de 2020, com o intuito de criar narrativas que dialogam com o patrimônio cultural e natural do cerrado, e a memória da Vila Têxtil de Santa Bárbara, situada na Serra do Espinhaço no Norte de Minas Gerais, pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de preservação e manejo do cerrado, que é o segundo maior bioma em extensão no Brasil, e um dos ecossistemas mais ameaçados de todo o planeta

E para comemorar o Dia Nacional do Cerrado, nesse 11 de setembro de 2021, o Festival vai realizar ações de “Lighting Nature” com interferências temporárias no canyon da cachoeira da Vila Santa Bárbara, através da programação artística de projeções de laser sobre pedras e lajedos. O registro em longa exposição da luz laser formará imagens que dizem sobre a preservação da natureza.

O rio ao lado da Usina de Energia também receberá a interferência de luz laser. O local foi escolhido pois a Vila de Santa Bárbara possui geração de energia própria e é abastecida por água das nascentes locais da Serra do Espinhaço.

O projeto 'Lighting Nature' do coletivo Darklight Studio visa investigar as possibilidades narrativas do audiovisual em diálogo com outras disciplinas: biologia, geologia, ecologia, etc., criando instalações de iluminação com discursos e narrativas que exploram questões ambientais. O projeto possui o propósito de valorizar a natureza e gerar visibilidade do tema ecológico através da projeção de vídeos e instalações de iluminação.

Outra ação será uma parceria com o projeto "Mostra Noite de Cinema" que vai fazer duas exibições de filmes com uma estrutura de tela inflável (de 8 metros de largura por 5 metros de altura) para sessões ao ar livre e gratuitas de filmes brasileiros. Essas sessões serão para moradores da Vila de Santa Bárbara, turistas e visitantes hospedados nos hotéis do lugar. Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, as cadeiras serão marcadas e com distanciamento.

Programação:

10/09 - Sexta-feira

19h às 20h30 - "Mostra Noite de Cinema"
Local: Bar do Sapinho ao lado do campo de futebol

Exibição de filmes de curta-metragem, um dos filmes será:
Filme "Moleque" - 20min. - Direção: Marcos Pena/MG

Sinopse: Inspirado no Chaves, uma das séries de maior sucesso da TV no mundo, o curta-metragem conta a história de Moleque, um menino de rua de dez anos que vive atrás de comida. Um dia ele conhece Soneca, um vendedor de churros mais velho, que ao ver o garoto andando descalço, resolve dar um par de botas de presente para ele. Mas ao levar Moleque para a vila onde mora, Soneca passa maus bocados com as travessuras do menino. "Moleque" foi rodado em Minas Gerais, numa vila no Santa Efigênia em Belo Horizonte/MG.

11/09 - Sábado

19h às 20h30 - "Mostra Noite de Cinema"
Local: Gramado em frente ao "Coliseu" ( ruína da fábrica têxtil do séc.XIX)

Exibição de filmes de curta metragem, um dos filmes será:
Melhor Som do Mundo - ficção - 13m - Direção: Pedro Paulo de Andrade/SP

Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.

19h às 21h - "Lighting Nature" por Darklight Studio
Local: Canyon do rio ao lado da Usina de energia (evento restrito para registro audiovisual e publicação nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)

12/09 - Domingo

19h às 20h30 - "Lighting Nature" por Darklight Studio
Local: Lajedo da Cachoeira (evento restrito para registro audiovisual e publicação nas redes sociais do Cerrado Mapping Festival)

Serviço: Programação do Dia Nacional do Cerrado, de 10 a 11 de setembro de 2021
Onde: Vila Têxtil de Santa Bárbara, Norte de Minas.
Endereço: Fazenda Santa Bárbara s/n zona rural, Augusto de Lima/MG - MG, CEP 39220-000



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.