Últimas notícias

Produtores rurais de Pompéu recebem curral para pesagem de gado


Uma estrutura para garantir a comercialização de gado a um preço justo, facilitar a vermifugação de animais e ser o espaço ideal para outros projetos. É dessa forma que os 49 produtores dos projetos de assentamento Queima Fogo e Chácara do Chôrio, em Pompéu, enxergam o novo curral de manejo tronco e balança, inaugurado na última terça-feira (21). Construído com recursos da Vale, o projeto busca contribuir para o aumento da profissionalização do grupo - em meio aos bons resultados do município na produção de leite, já que Pompéu ocupou, em 2019, o sexto lugar entre os maiores produtores do Brasil, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Antes da entrega, as unidades familiares não contavam com instrumentos para realizar a pesagem do gado. “Antes era tudo muito difícil, porque tínhamos que deslocar até Pompéu para pesar o gado ou fazer a pesagem no olho. Com a balança, fica tudo certo, a gente não toma prejuízo”, explica o produtor Nilton Cecílio Braga, morador de Queima Fogo. Para solucionar a questão, o grupo sugeriu a construção do curral em um galpão já existente no assentamento de Queima Fogo. O novo espaço conta com uma balança de precisão, tronco e brete de contenção e manejo de bovinos, além de acesso adequado para os produtores.

Apoio a produtores locais

Produtores rurais elegíveis de Pompéu e de outros 15 municípios da bacia do Paraopeba também já receberam mais de 100 milhões de quilos de produtos para alimentação animal, como silagem de milho, feno e milho em grão. A iniciativa contribui para que os produtores impactados retomem o quanto antes suas rotinas.

Além disso, a conclusão de ações definitivas avançou no primeiro semestre deste ano. Projetos de implantação de sistemas de abastecimento de água através de captações superficiais e subterrâneas contribuíram para disponibilizar mais de 2 bilhões de litros de água às comunidades atingidas. A Vale está implantando ainda sistemas de tratamento em toda a bacia para garantia de água de qualidade para os diversos usos, como consumo humano, irrigação e consumo animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.