Dicilda Trindade de Oliveira, Nelson Israel Horta, Lívia Buitrago Aquino Matoso e Rogério da Fonseca Trindade |
Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, a cidade de Curvelo, em Minas Gerais, testemunhou um evento de grande importância cultural - a cerimônia de empossados no Sodalício da Academia Curvelana de Letras. Neste evento, foram oficialmente integrados ao seleto grupo de acadêmicos Dicilda Trindade de Oliveira, Rogério da Fonseca Trindade, Lívia Buitrago Aquino Matoso e Nelson Israel Horta. Cada um deles traz uma história rica e diversificada no campo das letras e das artes.
Dicilda Trindade de Oliveira, nascida em 24 de agosto de 1967, é natural de Curvelo, MG, mas suas raízes estão na cidade de Inimutaba. Desde a infância, Dicilda foi uma amante das artes, tendo começado sua jornada educacional no Jardim de Infância Alice Magalhães Mascarenhas, onde aprendeu a declamar poesias. Ela continuou sua educação na Escola Estadual Dr. Pacífico Mascarenhas e, posteriormente, na FACIC, onde se formou em Letras, especializando-se em Arte-Educação. Dicilda também possui um extenso currículo em dança, teatro e outras formas de expressão artística. Sua carreira na educação inclui a fundação da Educação Infantil do Instituto Santo Antônio e a coordenação de diversos grupos de teatro e dança.
Rogério da Fonseca Trindade, nascido em Curvelo em 20 de dezembro de 1970, é um professor e escritor dedicado. Após concluir o Magistério, ele se graduou em Química e se destacou na educação, incentivando a leitura e a produção de textos em seus alunos. Além disso, ele conquistou diversos prêmios em concursos de redação, e também é autor de um livro de poemas chamado "Colheita". Atualmente, ele atua como coordenador da Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Gabriel Diniz, desenvolvendo o Projeto “Afins de Leitura”.
Lívia Buitrago Aquino Matoso, nascida em 10 de maio de 1991, é uma escritora e educadora. Com influência de seu patrono, Senhor Edson Gandra, e da poetisa Pérola Soares Gandra, ela começou a escrever poemas e poesias aos 8 anos de idade. Lívia possui uma sólida formação, com graduações em Direito, Letras Português e Inglês, e está atualmente se especializando em Pedagogia e Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Ela lecionou Língua Portuguesa na FACIC e agora ensina no Colégio M2 e no Colégio Franciscano Santo Antônio. Lívia é também a idealizadora do Projeto Voz e Verso, que visa promover a cultura poética e a apreciação de poetas importantes.
Nelson Israel Horta, um ícone da comunicação na região centro-norte de Minas Gerais, é um multiartista talentoso. Nascido em Corinto em 17 de setembro de 1981, Nelson é ator, apresentador, escritor e radialista da Rádio Centrominas FM 94,3. Ele é conhecido por criar personagens humorísticos, como ZÉ DAS QUANTAS, e por suas apresentações teatrais em diversas cidades de Minas Gerais e além. Nelson também é autor do livro "Sou Curvelo" e lançou um show audiovisual chamado "Bicho Bruto", além de um podcast chamado "Terráqueos". Sua paixão pela literatura e pelas artes cênicas o levou a coautoria de radionovelas da Centrominas.
A Academia Curvelana de Letras enriqueceu seu quadro de acadêmicos com a inclusão destes talentosos indivíduos, cujas contribuições nas áreas da literatura, educação e artes têm impactado significativamente a cultura da região e do Brasil como um todo. A cerimônia de empossados foi uma celebração da riqueza cultural de Curvelo e um reconhecimento do talento e dedicação desses notáveis artistas e educadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato