Na última sessão da Câmara Municipal de Curvelo, realizada de forma online, o secretário de Saúde, Raphael Drummond, enfrentou questionamentos do vereador Humberto Freire sobre diversos aspectos cruciais para a comunidade local.
Os temas abordados incluíram o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde, a aplicação de verbas da Vale em projetos de saúde, emendas parlamentares, judicialização da saúde, cumprimento de ordens judiciais, Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade de Referência Básica de Saúde (URBS), Farmácia Popular, entre outros. Raphael Drummond respondeu enfatizando a transparência da secretaria em relação aos recursos financeiros e encorajou a participação da sociedade por meio do Conselho Municipal de Saúde.
Humberto Freire trouxe à tona preocupações específicas, como a aprovação de créditos adicionais para a saúde, reclamações sobre a mudança no Pronto Atendimento Municipal e questões relacionadas ao controle de dengue e chikungunya. O vereador destacou a importância de prorrogar o tempo de sua fala para abordar todas as questões relevantes, mas enfrentou resistência por parte de outros.
O Secretário Raphael Drummond e a coordenadora Marcela responderam de maneira abrangente, fornecendo informações específicas sobre o atendimento nas zonas rurais, a construção de postos de saúde, a quantidade de consultas e exames especializados, a administração pública municipal na área da saúde, entre outros tópicos.
As respostas abordaram medidas em andamento, como a licitação para a construção do posto de saúde em São José da Lagoa, esforços para otimizar o sistema de atendimento e a importância da transparência na relação entre a Secretaria de Saúde e a população.
A vereadora Ivanete Gonçalves Marques de Carvalho e o vereador Elias Trindade trouxeram sugestões valiosas, como a criação de uma cartilha explicativa sobre o funcionamento dos ESFs e questionamentos sobre a quantidade de consultas e exames oferecidos mensalmente.
Ao abordar questões específicas levantadas pelos vereadores Humberto, Solange e Dr. Douglas Veríssimo, a Secretaria de Saúde demonstrou comprometimento em investigar e resolver as demandas apresentadas, reforçando o objetivo de oferecer um serviço de saúde mais eficiente e transparente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato