No próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 14 horas, terá lugar uma importante consulta pública voltada para o Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, conhecida como Circunscrição Hidrográfica SF5. Este evento virtual permitirá à sociedade participar ativamente na elaboração do Relatório em Elaboração do Diagnóstico, que abordará tanto as águas superficiais quanto as subterrâneas. O link para acesso à sala da reunião virtual será divulgado próximo à data de realização do evento.
A consulta tem como objetivo principal apresentar o relatório em elaboração, fornecendo uma visão geral da bacia hidrográfica, além de colher sugestões e contribuições da sociedade para a consolidação do relatório final. Dentre os participantes esperados estão representantes de órgãos públicos, usuários de água, empresários, agricultores, pescadores, organizações não governamentais, instituições de ensino e a população em geral.
O Diagnóstico trará uma caracterização geral da bacia hidrográfica, incluindo dados sobre a qualidade atual das águas, os usos preponderantes, as fontes de poluição, áreas reguladas por legislação específica, além de planos e programas já previstos para a região.
Este evento marca o início de uma série de eventos de participação popular planejados para garantir o engajamento efetivo da sociedade na elaboração dos estudos. A previsão é que os estudos sejam concluídos em meados de 2024.
A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é uma região de extrema importância, localizada na região central de Minas Gerais e abrangendo uma área total de 27.869,85 km², na porção sul da Bacia do Rio São Francisco, correspondendo a cerca de 4,39% da área total. Composta por 51 municípios, onde 44 têm sede administrativa dentro de seu território, a bacia possui uma população estimada em mais de 5 milhões de habitantes, de acordo com o censo demográfico de 2022.
Os municípios que compõem a bacia são Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Belo Horizonte, Buenópolis, Caeté, Capim Branco, Conceição do Mato Dentro, Confins, Congonhas do Norte, Contagem, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Datas, Diamantina, Esmeraldas, Funilândia, Gouveia, Inimutaba, Itabirito, Jaboticatubas, Jequitibá, Joaquim Felício, Lagoa Santa, Lassance, Matozinhos, Monjolos, Morro da Garça, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Pirapora, Presidente Juscelino, Presidente Kubitscheck, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santana do Pirapama, Santana do Riacho, Santo Hipólito, São José da Lapa, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Várzea da Palma e Vespasiano.
A realização deste importante evento é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com apoio técnico da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (Agência Peixe Vivo) e elaboração da Ecoplan Engenharia. Este esforço conjunto visa garantir a preservação e a gestão sustentável dos recursos hídricos da região, tão vitais para a vida e o desenvolvimento local.
A participação da sociedade neste processo é fundamental para o sucesso das iniciativas de conservação e manejo dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. A consulta pública representa uma oportunidade valiosa para todos os interessados contribuírem com suas experiências, conhecimentos e preocupações, visando à construção de um futuro mais sustentável e equitativo para as gerações presentes e futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato