Últimas notícias

Cuidando da nossa água

Caros leitores,

Este espaço oferecido pelos diretores do Click Curvelo me fez acreditar que posso contribuir um pouquinho mais com a nossa população. O tema escolhido para esse primeiro artigo é sobre nossas águas.

Curvelo fica localizada entre as bacias do rio São Francisco, rio das Velhas, rio Paraopeba, Cipó e Bicudo, o município é cortado por diversos ribeirões que desaguam nesses rios. Os mais importantes são Maquiné, Picão, Almas, Meleiros, Santo Antônio e Riacho Fundo.

Percebe-se que somos ricos em águas, mas que com o decorrer desses anos estam cada vez mais escassas devido a poluição, outrora, tempos que eu era menino, minha querida mãe sempre contava que ela e sua mantenedora lavavam roupas no Riacho Fundo e de lá também saia a água que abastecia a casa, sem falar dos peixes que de lá eram extraídos para ajudar na alimentação e daquela mesma região buscavam o pequi e o araticum que eram vendidos para adquirir os outros alimentos. Não falo de tempos de pobreza e de dificuldades, falo de tempos de fartura onde o alimento e a água pura e cristalina estavam ali pertinho de nossas mãos. Poderia agora culpar as empresas, a prefeitura, fulano, beltrano, mas realmente não temos tempo para buscar culpados.

Vocês sabiam que um dos maiores poluidores de nossas águas é o nosso óleo de cozinha? Aquele que utilizamos todos os dias e que um único litro contamina um milhão de litros de água. Então, a primeira dica de solução sustentável que deixamos é NÃO JOGAR ÓLEO DE COZINHA NO RALO DA PIA E NEM NO QUINTAL.

Agora vem a dúvida, o que faremos com os óleos de nossas frituras?

Reduzir o consumo de óleo – quanto menos usarmos o óleo mais viveremos. Excesso de óleo e frituras não fazem nada bem para quem quer viver com qualidade por mais de 40 anos.

Sobras de óleo de frituras podem ser armazenadas em garrafas PET (Politereftalato de etileno).

Porque não posso jogar no quintal?

Porque água e óleo não misturam e se ele ficar naquele solo até chover, infiltrará junto com a água no solo, contaminando-o juntamente com as nossas reservas subterrâneas de água.

O que farei com o óleo que juntei?

Poderá produzir sabão caseiro. Abaixo segue uma receita simples e barata que qualquer adulto pode fazer em casa. Se você não quiser fazer o seu sabão caseiro doe o óleo pois tem gente que vive da produção e venda desse tipo de produto.

Ingredientes de como fazer sabão caseiro artesanal em barra:
• 4 L de óleo comestível usado (coe antes de usar para retirar as impurezas)
• 1 L de água
• 1 Kg de soda cáustica

Como preparar:
• Dissolver a soda cáustica em 1 L de água quente
• Adicionar lentamente o óleo
• Mexer por 20 minutos ou menos se estiver pastoso já está no ponto o clima interfere.
• Despejar em formas
• Desenformar no dia seguinte

Atenção: Cuidado no manuseio da soda, use luvas, mascara para não inalar o gás que exala ao dissolver a soda e óculos para proteger os olhos, não deixe crianças por perto, preparar ao ar livre e usar somente plásticos ou madeira para o preparo.

Existem outras receitas que levam sabão em pó, água sanitária, essência aromatizante, mas acho desnecessários, pois quanto menos produto químico utilizado menos contaminamos nossas águas e solo.

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões.


10 comentários:

  1. Legal a ideia do sabão já com a receita de como fazê-lo. Já tinha ouvido falar desse método mas, com a falta de tempo a gente acaba despejando na pia mesmo. Mas acho importante relembrar, pois a causa é justa e interfere no nosso futuro. Ainda mais que esse tipo de sabão é ótimo para lavar qualquer coisa. Economia também garantida. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia deve ser copiada, imaginem se todos fizerem isso como vai melhorar a qualidade de nossas águas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana mesmo Alexandre. Imagine também se cada um cuidar da água de sua casa. Podemos aproveitar a água da pia da cozinha para molhar bananeira por exemplo. São atitudes assim que fazem a diferença. Vamos fazer nossa parte?

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa, é muito importante esclarecer para as pessoas o quanto necessitamos dos nossos recursos hídricos despoluídos, para o nosso bem e o bem do nosso planeta. Com soluções simples e cada um fazendo a sua parte poderemos fazer um mundo melhor de se viver!!

    ResponderExcluir
  4. É bom todos se concientizarem a não poluir a nossa ÁGUA,pois sem ela não somos nada.então e muito importante esta reportagem com a receita para nos aproveita o Óleo..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. São com atitudes assim que estaremos ajudando o nosso meio ambiente. Se cada um fizer um pouco, garantiremos um planeta mais sustentável e quem sairá ganhando somos nós mesmos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a iniciativa pessoal, e o assunto não tem mais atual e mais preocupante do que esse " uso responsável da água". Se todos tivessem consciência não haveria tanto desperdício. Que mais atitudes como esta promovam mudança de hábito na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana Helbert S. Rodrigues! Parabéns pela iniciativa e que venham outros textos! Grande abraço a todos do clickcurvelo.com!

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria! Parabéns! Pena que não exista um projeto privado ou público para Curvelo e região que possa recolher este óleo para outros fins comerciais, como temos em Sete Lagoas. É possível ganhar dinheiro com o que consideramos resíduos. Sobre o sabão, é trabalhoso fazer e requer alguns cuidados para não poluir mais ainda nossos leitos, mas é um ato nobre e que gera renda. Algo para colocarmos em prática.

    ResponderExcluir

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.