Últimas notícias

Reconciliação


Minha mãe fazia um bolinho de polvilho excelente. As amigas pediam a receita e ela dava. Algumas conseguiam o mesmo produto e o mesmo gosto. Outras, não. Quando perguntavam por que, minha mãe dizia: "Não basta fazer. Tem que ter leveza"

Não Exitem receitas para a reconciliação de um casal em grave crise. Mas existem conselhos que em muitos casos acabam dando certo, isto porque encontram leveza num deles ou nos dois. Casais em vias de separação costumam pegar pesado, quase sempre um dos dois querendo que tudo volte a ser como era e o outro insistindo em partir para outra experiencia, ou ao menos em terminar a convivência. Quando as posições se radicalizam, não há como reconciliar. Não estão prontos. A expressão que trava tudo é: " Sim, eu errei, mas a maior vitima sou eu!"

Se concelhos ainda valem, anotem estes: "Orem pedindo luzes. Não falem demais. Não levantem a voz. Palavrão, jamais. Não se xinguem. Não ameacem. Não se aterrorizem. Não batam toda hora na porta do outro. Segurem lágrimas, sobretudo se parecerem armação ou chantagem. Não se faça de vitima, mesmo que seja. Não usem os filhos um contra o outro. Um não ataque os parentes dos outros. Há bons e maus amigos, escolham a quem ouvir. Não aplaudam quem atacar o outro lado, para ficar bem com o seu. Não façam as coisas que queriam fazer, dizendo que só fez porque seu "eu" mandou. Não remoam o passado na frente dos outros. Não o remoam lembrando apenas os erros, caso se encontrem. Quem der perdão tem que pedi-lo, também. Desarme o coração por mais mágoa que levem. Meçam as palavras. Considerem as coisas boas que viveram juntos."

Perdoar é muito difícil e pedir perdão também. Mas, quando uma ferida avançou demais, é preciso ir fundo na cura. O perdão e o arrependimento vão fundo. Reconciliar é tornar a conciliaras pessoas e o que as rodeia. É concordar no essencial, por as cabeças juntas, sentar-se juntos. Quem parou de fazer isso deve imaginar, se não agora, quem sabe mais adiante, passada a poeira da briga, conversando e maneira civilizada. Cuidado com as palavras "não, nunca, jamais". São balas perdidas. Acabam ricocheteando e acertando a família e amigos.

Pe. Zezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.