Últimas notícias

CPI da Copasa: Relatório final pede suspensão da taxa de esgoto

Edmilson Dutra (DEM), relator da CPI, durante a apresentação do relatório final.
Na última quarta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Curvelo, destinada a averiguar a situação dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), apresentou o seu relatório final.
O relator da CPI,  Edmilson Dutra (DEM), informou que foram investigados seis pontos importantes, alvos de reclamações da população. Com base nos resultados, a comissão solicitou a suspensão da taxa de esgoto cobrada pela Copasa, até que a situação seja regularizada. 
A Comissão entendeu que a ETE (Estação de Tratamento) da companhia não tem capacidade para atender a demanda do município e que em cerca de 30% do ano acontece a extravasão do esgoto, que é jogado no meio ambiente sem nenhum tratamento.
Ainda segundo o relatório, após a companhia efetuar os reparos necessários para adequação, ela deverá dar ao consumidor um desconto de 40% na taxa de esgoto durante o período de um 1 ano e 6 meses, correspondente ao prejuízo dado aos cofres públicos durante os 6 anos de atuação da Estação de Tratamento na cidade.
A comissão parlamentar também apurou sérios danos ambientais nos córregos Santo Antônio e Riacho Fundo, causados pela presença de esgoto, lixo residencial, entulhos e desmatamento das matas ciliares. Foi solicitado à Prefeitura de Curvelo, à Copasa e aos órgãos ambientais a criação de novos projetos de recuperação das nascentes, além de apoio aos já existentes e um trabalho com ações educativas junto à população.
O presidente da CPI, Luiz Paulo Guimarães, informou que após algumas pequenas correções ortográficas o relatório será encaminhado para o Ministério Público, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Curvelo, Copasa, imprensa e para os demais órgãos ambientais atuantes na região. Além disso, o relatório completo também ficará disponível no site da Câmara Municipal da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.