Últimas notícias

Prazo para declaração de MEI termina amanhã


Microempreendedores Individuais (MEI) têm até a próxima quinta-feira (31) para enviar a Declaração do Anual de Faturamento (DASN/SIMEI) para a Receita Federal. Os empreendedores que não cumprirem o prazo pagarão multa com valor mínimo de R$ 50. A declaração deve ser feita, exclusivamente, pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br.
Na DASN o MEI deve informar o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço (em dinheiro, cheque e cartão) realizadas em 2017, sem dedução de nenhuma despesa. 
No Portal do Empreendedor, os MEI têm acesso a declaração para três tipos de situações:


  • Original: utilizada quando a declaração daquele ano será entregue pela primeira vez.
  • Retificadora: para corrigir alguma informação enviada equivocadamente na DASN “Original” já transmitida.
  • Situação Especial: entregue quando houver baixa, informando a data de extinção da empresa.


Os empreendedores que não entregarem a DASN até às 23h59 do dia 31 de maio serão penalizados com multa a partir de R$ 50. O MEI ainda pode ficar em dia com a Receita, enviando as declarações de faturamento de outros anos que estiverem em atraso. Caso o empreendedor esteja há mais de dois anos consecutivos sem enviar a DASN e também não tiver pagado nenhuma Guia de Recolhimento Mensal (DAS) durante este período, poderá perder o CNPJ.

Passo a passo para enviar a DASN


  1.  Acesse a declaração anual no Portal do Empreendedor.
  2.  Preencha o número do seu CNPJ (utilize, preferencialmente, o navegador Internet Explorer para evitar erros).
  3. Em “Tipo de Declaração”, selecione o campo Original e o Ano-Calendário de “2017”. Caso precise alterar alguma informação referente à DASN já enviada marque “Retificadora”. A opção “Situação Especial” deve ser arcada somente no caso de baixa da empresa.
  4. Na próxima tela, informe “Valor da Receita Bruta Total em 2017”. No segundo campo, preencha, a “Receita Bruta de 2017 sujeita ao ICMS” caso tenha atividades de comércio/indústria e/ou serviço de transporte intermunicipal e interestadual. Além disso, marque se possuiu empregado em 2017.
  5. Confira as informações e clique em “Transmitir”.
  6. Quando aparecer a tela “Declaração entregue com sucesso”, clique no botão “Imprimir” para impressão do recibo.


Prazo para entrega da DASN
Dia 31 de maio, quinta-feira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.