Nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), a Secretaria de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza uma operação de devolução voluntária de animais silvestres em Curvelo-MG.
A ação tem o objetivo de proporcionar a reintegração dos animais à natureza, caso seja possível, para o seu bem-estar e o equilíbrio ambiental. Entre as espécies previstas para serem devolvidas ao órgão ambiental estão as tartarugas, papagaios, pássaros e demais animais silvestres não legalizados e criados em domicílios. A operação será realizada pela Semad e coordenada pela Superintendência Regional Central Metropolitana (Supram). Além disso, a ação contará com a presença de um veterinário responsável por examinar e recolher os animais.
De acordo com a Semad, a entrega dos animais deve ser realizada na Praça Central do Brasil (Praça da Estação), de 8h às 16h nesta terça (29) e quarta-feira (30).
Segundo a secretaria, os animais recolhidos serão levados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), em Divinópolis-MG. Espera-se que, durante os dois dias, cerca de 40 animais sejam entregues de forma voluntária pela população.
De acordo com o diretor regional de fiscalização da Supram Central, Bruno Zuffo, não terá penalidades para as pessoas que devolverem os animais. “O cidadão que fará a entrega do animal não será autuado, e ainda receberá um documento da Semad comprovando a devolução voluntária, além de informações referentes ao local onde o bicho será reabilitado”, afirma Zuffo.
Além disso, ele explicou que a criação desses animais, não legalizados fora do seu habitat natural é um crime passivo de multa e apreensão do animal. “Se há uma denúncia, a pessoa com esse tipo de criação em casa pode ser autuada. Ao devolver voluntariamente aos órgãos responsáveis, não há punição”, diz o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato