Últimas notícias

Curvelo recebe Bienal Mineira do Livro Itinerante


A leitura é libertadora e promove o protagonismo no acesso ao conhecimento e à cultura. Ela transforma, informa, emociona e humaniza. Ela nos aproxima do que é humano em diferentes tempos, lugares, sentidos, culturas e sentimentos. 

Fomentar a leitura é a missão da Bienal Mineira do Livro Itinerante, que irá exercitar o importante valor da circulação e que compartilhará com os cidadãos de Curvelo, as aprendizagens e os bons resultados obtidos nas edições de um dos maiores eventos literários do Brasil, a Bienal Mineira do Livro.

A Bienal Itinerante é um programa cultural completo para comunidades escolares e grupos da sociedade
civil, famílias, profissionais da área cultural e cidadãos de todas as idades e que tem como objetivo primordial o incentivo ao hábito da leitura e à promoção do livro como protagonista da ação cultural. A Bienal Itinerante estimulará a ideia de que o hábito de ler revela-se como exercício de construção de conhecimento, de desenvolvimento da capacidade crítica e de afirmação e enriquecimento da cidadania.
Assim, a Bienal Itinerante é uma ação em prol do desenvolvimento da sociedade mineira e nacional, com decisiva opção pela democratização do acesso à cultura ao compartilhar - com moradores do interior de Minas – os frutos da iniciativa promovida na capital.

A Bienal Itinerante é composta por três grandes conjuntos de atividades, que, por sua vez, são organizadas por módulos. Cada cidade visitada pela estrutura da Bienal Itinerante receberá a programação composta pelas atividades a seguir apresentadas. Todas as atividades do projeto são GRATUITAS.

Seminário Biblioteca Viva
O “Seminário Biblioteca Viva” será composto pela apresentação dos resultados da 5ª pesquisa “Retratos
da Leitura no Brasil", em formato de palestra, seguida de uma roda de debates. As pesquisas “Retratos da Leitura no Brasil”, principal fonte de dados sobre a leitura no país, são realizadas pelo “Instituto Pró-livro”, entidade do terceiro setor fundada, em outubro de 2006, pela Câmara Brasileira do Livro, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Associação Brasileira dos Editores de Livros.

O Seminário apresentará ainda, os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil – Bibliotecas Escolares” (também realizada pelo Instituto Pró-livro e desenvolvida pelo Ibope Inteligência) que traz a
comprovação de que uma biblioteca com boa gestão, bom acervo, boa mediação e espaço adequado é capaz de influenciar positivamente no nível de aprendizagem, sobretudo em relação a crianças e jovens em áreas de risco social (ou com um repertório cultural menos rico). Além do compartilhamento de dados, o Seminário disponibilizará cases de sucesso (de entidades públicas e privadas) no estímulo à leitura e patrocinará discussões sobre o tema e as necessárias ações para o estímulo à leitura na cidade visitada pelo projeto. 

Serão realizadas duas sessões do Seminário Biblioteca Viva, nas seguintes datas: 23 e 24 de maio, sempre às 19h00, na Praça da Estação.


Fanfic Bienal
Fan fiction, em português, literalmente, "ficção de fã", também grafada fanfiction ou, abreviadamente, fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs inicialmente em fanzines impressos (publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular) e posteriormente em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de livros ou produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos leitores e dos fãs com as obras que apreciam. A Bienal Itinerante, atenta às novidades, acolherá o incipiente e inovador movimento para estimular o contato com a literatura por meio do convite à apropriação de personagens e a construção de novos enredos para contos e obras literárias.

A Fanfic Bienal, tendo como referência esse movimento mundial, será uma atividade que se inicia com um sarau literário, a partir da leitura de um conto literário (ou capítulo de um livro), seguida da construção de novos finais e ações para os personagens e que se encerra com o registro escrito (redação, redação e desenho) ou apresentação pelos participantes das suas contribuições (outro final para a história, novas ações dos personagens, etc.).

A programação da Bienal Itinerante reservará as manhãs e tardes dos dias 23 e 24 de maio, para a Fanfic Bienal, na Praça da Estação. Serão dois módulos no turno da manhã e dois módulos no turno tarde.

Livro Ação
O Livro Ação será uma atividade que buscará, a partir de um dos livros da inovadora Coleção Conhecer
Para Cuidar – e atividades decorrentes - realizar a desejável conexão entre: a leitura e a reflexão em grupo, o trabalho colaborativo e a esperada construção de novos hábitos em prol da afirmação e da valorização do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais.

Durante e após a leitura, em grupo, os participantes realizarão duas atividades:

Uma delas será a “Interação Digital Colaborativa”, com o uso do “Aplicativo Digital Conhecer Para Cuidar” para acesso às informações adicionais (sobre o patrimônio representado no livro da Coleção Conhecer Para Cuidar) a partir de 05 cartas de interação. O aplicativo instalado nos tablets do projeto "lê" as cartas interativas - e a lâmina para pintura - e disponibiliza, com ludicidade e consistência, interações inovadoras.

A outra atividade, essa após a leitura, é a montagem de maquetes de papel do patrimônio representado no livro da Coleção Conhecer Para Cuidar. Os participantes realizarão a montagem, em grupo e de forma colaborativa.

O cerne da proposta da atividade Livro Ação extrapola a preservação do patrimônio pelo seu valor em si mesmo (reificação), mas aposta na associação do mesmo à vida cotidiana das pessoas, buscando a criação de vínculos e estimulando a apropriação destes pela população.

A programação da Bienal Itinerante reservará as manhãs e tardes dos dias 25 e 26 de maio, para a atividade Livro Ação, na Praça da Estação. Serão dois módulos no turno da manhã e dois módulos no turno tarde.

Mais informações
A “Bienal Mineira do Livro Itinerante” conta com a experiência e o know how da Asas Produções (empresa do Grupo Asas), que há mais de 37 anos tem como propósito servir à causa educacional para agregar valor ao mundo, através da criação de projetos, exposições e edição de livros.

A Bienal Mineira do Livro Itinerante conta com a apresentação do Governo do Estado de Minas Gerais,
patrocínio do Grupo 3corações, da Gontijo e da Acqua Embalagens, apoio Vallourec e da Prefeitura Municipal de Curvelo, através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação e, parceria da CEMIG. O projeto tem sua realização decorrente da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Outras edições da Bienal Mineira do Livro Itinerante irão atender Santa Luzia - MG (de 29 de maio a 02 de junho) e Bocaiúva (de 19 a 23 de junho).

Bienal Mineira do Livro Itinerante
Data: 23 a 26 de maio de 2023
Local: Praça da Estação - Praça Mauá, 1 - Maria Amália, Curvelo - MG
Ingresso: Gratuito
Saiba mais em: @bienalmineiradolivro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.