Últimas notícias

Divulgado período de inscrição para processo seletivo do ensino técnico 2024


A Coordenação de Processos Seletivos (Copeve) divulgou, nessa quarta-feira (10), o período de inscrição para Processo Seletivo para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG no ano de 2024. De acordo com Copeve, a inscrição será iniciada no dia 01º/08 e vai até 14/09. A prova de seleção será realizada no dia 22/10, domingo.

A inscrição deverá ser feita no site da Coordenação, mas, para isso, o(a) candidato(a) terá que criar conta e senha na Plataforma “Gov.br”. O valor da taxa será de R$60, mas poderá haver isenção àquele(a) estudante que se enquadrar nos critérios socioeconômicos presentes no edital (que será publicado em breve), bastando se inscrever no Programa de Isenção de Taxa de Inscrição de 1º a 30/08.

A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), por meio de prova objetiva, com questões de múltiplas escolhas, de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Ciências, Geografia e História. As questões serão elaboradas a partir de uma Matriz de Referência própria com base em conteúdos referentes ao Ensino Fundamental II.

A obra literária indicada para a prova de Literatura será a “Coletânea de contos fantásticos, de terror e de realismo mágico” (disponível para download), organizada pela editora-laboratório LED, dos(as) alunos(as) do curso de Letras (Tecnologias de Edição) do CEFET-MG. Trata-se de uma obra que reúne contos de escritores(as) da literatura brasileira, como Bernardo Guimarães, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Afonso Arinos e Júlia Lopes de Almeida. Os diferentes textos da obra literária poderão motivar abordagens interdisciplinares na elaboração das questões.

Formas de ingresso

Integrada
Cursos oferecidos ao(à) candidato(a) que até a data da matrícula (iniciarão no começo janeiro de 2024) terá concluído o Ensino Fundamental. Nessa forma de ingresso, o(a) estudante fará o curso técnico e o Ensino Médio no próprio CEFET-MG, no período integral (manhã e tarde) e com duração de três anos (mais estágio).

Concomitância externa
Cursos oferecidos ao(à) candidato(a) que até a data da matrícula (iniciarão no começo janeiro de 2024) terá concluído a Primeira Série do Ensino Médio e estará regularmente matriculados no ano de 2024 na Segunda ou Terceira Série do Ensino Médio em outra instituição de ensino, simultaneamente, durante sua permanência no CEFET- MG. Nessa forma de ingresso, o(a) estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de um ou doisanos, mais estágio.

Subsequente
Cursos oferecidos ao(à) candidato(a) que até a data da matrícula (iniciarão no começo janeiro de 2024) terá concluído o Ensino Médio. Nessa forma de ingresso, o(a) estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de um ou dois anos, mais estágio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.