Últimas notícias

Ex-Combatentes da II Guerra Mundial ganharão Monumento Histórico em Curvelo


No ano em que o mundo celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Curvelo se prepara para prestar uma homenagem histórica aos seus filhos que participaram da luta pela liberdade e contra o regime nazista. No próximo dia 8 de maio de 2025, será inaugurado o Monumento em Homenagem aos Ex-Combatentes Curvelanos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) — os conhecidos e valorosos “pracinhas”.

A cerimônia será realizada às 10h, na sede do Tiro de Guerra 04029, localizada na Avenida Gentil de Matos, nº 200, bairro Tibira, com a presença esperada de autoridades civis, militares, religiosas, familiares dos homenageados e membros da comunidade.

O projeto do monumento foi idealizado pelo prefeito Luiz Paulo, em parceria com os subtenentes Flávio Soares Ribeiro (chefe de Instrução) e José Alves de Oliveira (instrutor do Tiro de Guerra), com o apoio do sargento PM veterano Raimundo de Oliveira e dos historiadores Henrique de Moura Paula Pinto, Jorge Patrício de Medeiros Almeida e Newton Vieira.

“É muito importante perpetuar a memória desses heróis curvelanos que ajudaram a humanidade a se livrar do Nazismo, colocando-se em combate na Europa. As novas gerações também precisam conhecê-los e admirá-los”, afirma o subtenente Flávio Soares Ribeiro. “É uma honra poder homenagear esses ex-combatentes, em parceria com o prefeito Luiz Paulo, muito entusiasmado com a iniciativa”, completa.

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939, foi o maior e mais sangrento conflito da história, deixando dezenas de milhões de mortos. O Brasil formalizou sua entrada na guerra em 31 de agosto de 1942, por meio do Decreto nº 10.358, e enviou à Europa cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira, que atuaram principalmente na Itália, ao lado das forças aliadas.

Em Curvelo, os seguintes nomes serão eternizados no monumento como símbolo de bravura e patriotismo:

Alaor Inácio da Silva, Alvino Ivo de Oliveira, Camilo Firmo Júnior, Celso de Carvalho (Padre), Conceição Leite de Carvalho, Corbelino Ezequiel de Carvalho, Darcy Ribeiro dos Santos, Eurípedes Ribeiro Guimarães, Francisco Leite de Carvalho, Francisco Pereira dos Santos, Geraldo Augusto da Silva, Geraldo Ribeiro Guimarães, Idalino da Costa Chaves, José Félix da Rocha (Bajoujo), José Francisco Gonçalves, José Patrício da Silva, José Pires de Freitas, José Teófilo Gonçalves, Leonardo de Léo, Licério Ribeiro Guimarães, Mariano Fernandes da Silva, Milton Édson de Faria, Milton Lima Paes, Otávio Ribeiro, Paulo Santana, Pedro Francisco, Pedro Rodrigues, Quirino Henrique de Freitas, Raimundo Olavo, Rui Lopes Ribeiro e Sebastião Antônio de Souza.

A inauguração do monumento será um marco de reconhecimento da coragem desses homens que, saindo de Curvelo, enfrentaram os horrores da guerra em solo estrangeiro. Uma justa homenagem que reforça a importância de manter viva a memória e a gratidão por quem, com bravura, escreveu parte essencial da história mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.