Últimas notícias

Dicas de como não cair nas Falsas Noticias da Internet



Você com certeza já se perguntou se a notícia que leu na internet ou em aplicativos no celular é realmente verdade, não é?
Pois bem, você verá neste post como é simples notar que aquela notícia que te chocou ou que te fez ficar com duvidas, é de fato real ou não.
É comum nossa equipe receber esse tipo de questionamento (como a imagem acima que se tratava de uma falsa informação sobre mudanças no direito trabalhista) e é tão fácil responder vocês que resolvemos ensina-los.

Sete dicas para você identificar se a história é verdadeira ou não.

1 – Pergunte-se se isso é possível.

Só o fato de você se questionar poderá ajudar a descobrir a veracidade. Pense se o caso é possível ou não.

2 – Procure no Google

Busque alguns termos relacionados no Google. Se não houver outros sites ou se as outras fontes se referirem sempre ao primeiro site que você viu, desconfie. Veja se outros veículos noticiaram aquela informação e de onde elas vieram.

3 – Procure nas redes sociais

Veja o que as pessoas estão comentando e quem são essas pessoas. Nas redes sociais como, Facebook e Twitter é bem provável que você encontre teorias e links desmentindo ou confirmando.

4 – Cheque a fonte

Mesmo que você não desconfie da notícia é recomendável verificar qual é a fonte. Hoje em dia existem muitos sites de notícias falsas e de humor que inventam notícias apenas por “diversão”.
Em caso de notícias envolvendo empresas ligue diretamente para o setor responsável e procurem se informar sobre.

5 – Preste atenção nos detalhes

Por melhor que seja a edição dos vídeos, os detalhes acabam sempre por revelar alguma farsa. Veja o vídeo mais de uma vez, leia a matéria mais de uma vez. Na primeira vez muitos detalhes passam despercebidos, mas depois você acaba encontrando alguma falha que denuncie a veracidade.

6 – Busque no E-Farsas

O site é voltado para a análise das notícias ou vídeos absurdos. Desde 2002 o site verifica cada publicação na intenet que pode ser fake, e através de argumentos e provas, mostra o que é falso e o que é verdadeiro.

7 – Veja quem compartilhou

Não vale confiar sempre na tia que tem o computador cheio de vírus por clicar na matéria que prometia deixar o Facebook colorido, nem no amigo que te marcou com mais 44 pessoas em uma publicação. Esses acreditam em tudo que postam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2016

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.