Últimas notícias

Mesmo sem chuvas a Bacia do Sistema Paraopeba sofre pouco impacto


Neste mês, segundo a Copasa não foi registrado nenhuma chuva na bacia do sistema que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ainda segundo dados divulgados pela Copasa, mostram que até esta segunda-feira (18) os índices pluviométricos dos sistemas produtores, Rio das Velhas, Rio Manso, Serra Azul, e Vargem das Flores, estão zerados no período. Mesmo assim, o impacto no nível do conjunto de represas ainda é pequeno. A redução foi de apenas 0,4 pontos percentuais. 
Nestes sete meses deste ano, a represa do Rio das Velhas teve 790,5 milímetros (mm) de chuva em sua bacia. Em julho, sua média histórica é de 9,2 mm. Rio Manso está com acumulado de 943 mm. No mês, sua média é de 10,1 mm. Choveu no Serra Azul desde o início do ano 783,2 mm e em julho o acumulado histórico é de 7,7mm. Já na Vargem das Flores, o total de precipitação foi de 593,7 mm, sendo que em julho a média histórica é 7,5mm. 
Mesmo com a pouca chuva em julho, o nível do Sistema Paraopeba segue sem quedas significativas. Em 18 de junho, o conjunto de represas estava com 58,8% de sua capacidade total. Ao passar dos dias, chegou a atingir 58,9%, porém, caiu para 58,4%, valor medido nesta segunda-feira. 
O maior reservatório do sistema, o Rio Manso, apresentou alta no período mesmo sem chuva. Em 18 de junho, estava com 76,6% de seu nível total. Esse valor chegou a subir para 77%, mas caiu para 76,9%. A represa Serra Azul, que apresenta o menor valor de capacidade, teve queda de 0,6 pontos percentuais. No período, começou com 34,3%, e reduziu o seu nível para 33,7%. 
Vargem das Flores foi o que apresentou a maior redução. Em 28 de junho, estava com 46,2%. Com o passar dos dias, teve uma média de redução diária de 0,2 pontos percentuais. Nesta segunda-feira, está com 43% de sua capacidade total. 

Meteorologia 


A primeira chuva de julho deste ano pode acontecer ainda nesta semana. Meteorologistas preveem precipitações a partir de quarta-feira para Belo Horizonte e região metropolitana. Porém, serão chuvas leves, em pontos isolados da cidade. Já a umidade relativa do ar, que ontem ficou em torno de 30%, deve subir para 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.