Últimas notícias

Estado de Alerta: Rio das Velhas sofre com baixa vazão


Nesta quarta-feira (16), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH) anunciou, que o rio entrou em estado de alerta devido às baixas vazões registradas no começo deste mês. 
O sistema é responsável por 40% do abastecimento em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os outros 60% são do Sistema Paraopeba, que consegue compensar o problema e elimina o risco de desabastecimento. 
Foi adotado algumas medidas para evitar que a situação piore e chegue ao racionamento, em parceria com a Copasa, Cemig, Vale e AngloGold, para manter uma vazão de pelo menos 9 metros cúbicos. O objetivo é preservar a vazão do rio e trabalhar a revitalização.
Com isso, a Copasa irá diminuir em 15% a captação em Bela Fama, de 6,5 para 5,5 m³/s, que será compensado pela produção do Sistema Paraopeba. Já a Vale irá paralisar a captação na Mina da Fábrica, deixando de puxar água do Córrego Mata Porcos nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2017, e vai reduzir em 50% a captação no Rio Itabirito para sua unidade de Vargem Grande. Já a AngloGold continuará mantendo uma vazão de 2 m³s em seu sistema Rio do Peixe. A Cemig se comprometeu a aumentar a vazão da represa de Acuruí.
Por enquanto, o estado é de alerta. Mas, caso a vazão chegue a um valor menor do que 7,17 m³s, e se repita por mais sete dias, o Sistema estará no pior nível, de restrição de uso.

Com informações de Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.