Últimas notícias

Monsenhor Lindomar é nomeado bispo pelo Papa Francisco

Monsenhor Lindomar, novo Bispo nomeado pelo Papa

O pedido de renúncia apresentado por Dom Carmelo Scampa foi acolhido pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020. O Papa também nomeou o Monsenhor Lindomar, atualmente Diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC) e pároco da paróquia de Santo Antônio, como novo bispo da diocese de São Luiz de Montes Belos (GO). 

Dom Carmelo torna-se agora bispo emérito da diocese de São Luiz de Montes Belos (GO). Procedimento previsto no Código de Direito Canônico. O bispo nasceu em 27 de Janeiro de 1944 em Cremona-Itália. Veio ao Brasil como padre fidei donum; foi nomeado bispo em 2002 e tomou posse em 2003. Seu lema episcopal é Lumen Semitis Meis "Luz para meu caminho". Desde sua posse empenhou-se no fortalecimento da Pastoral Vocacional, lançou seu programa pastoral para solidificar a espiritualidade diocesana, na escuta da Palavra. Como pastor, Dom Carmelo investiu na formação e na construção dos seminários diocesanos.

Com aceitação da renuncia, o bispo emérito fica desobrigado das funções referentes a sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda vida.

O novo Bispo, Monsenhor Lindomar, foi ordenado Sacerdote em 1998, natural de Arataca (BA). É doutor em Filosofia e pós-doutor em Direitos Humanos e democracia. Na Arquidiocese de Diamantina foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano.

O presbítero foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da paróquia São Judas Tadeu e pároco na paróquia de São José. Ele foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB de 2003 e 2007.

A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimentos ao bispo emérito e saudações ao presbítero Lindomar Rocha Mota, atualmente Diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC) e pároco da paróquia de Santo Antônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.