Últimas notícias

Vale trabalha na recuperação do rio Paraopeba

Estação de Tratamento de Água Fluvial (Etaf) Iracema, instalada em Brumadinho

Logo após o rompimento da barragem em Brumadinho-MG, foi implantado o monitoramento da qualidade da água sendo um trabalho para entender os impactos e determinar estratégias de recuperação.

Segundo a Vale, além do rio Paraopeba, estão sendo monitorados dez de seus afluentes, o rio São Francisco e os reservatórios das usinas de Retiro Baixo e Três Marias. Conforme a entidade, a atividade é auditada pelo Ministério Público e está em fase de transferência para o Igam, conforme Termo de Compromisso firmado no ano passado. Até o momento, a empresa ja realizou cerca de 6,5 milhões de análises de água, solo e sedimentos em aproximadamente 45 mil amostras para análise de diversos parâmetros, como a presença de metais na água, pH e turbidez.

Ainda segundo a Vale, a recuperação do rio Paraopeba à condição anterior ao rompimento da barragem B1, em Brumadinho, é uma das prioridades. A empresa implantou um conjunto de ações que, ainda em 2019, impediram novos carreamentos de sedimentos para o rio e contiveram os rejeitos. Instalamos estações de tratamento de água que, neste semestre, já devolveram mais de 14 bilhões de litros de água cinco vezes mais limpa, em média, do que o limite estabelecido pelo Conama.

De acordo com a empresa, desde o último período chuvoso, foram identificados violações aos limites legais para alguns metais, mas verificamos que os níveis desses metais já estão reduzindo progressivamente com a entrada do período de estiagem de 2020, como aconteceu na mesma época de anos anteriores.

Ainda de acordo com a Vale, foi monitorado 465 km de extensão do curso d'água, de Brumadinho a usina de Três Marias, e todos os resultados indicam que o rio tem condições de recuperação. Conforme a empresa, estão sendo feitas soluções que, esperamos, levem à reabilitação do rio Paraopeba e sua biodiversidade o mais rapidamente possível. Para mais detalhes sobre nossas ações de reparação em Brumadinho, acesse nosso site: vale/reparação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.