Últimas notícias

Números da Covid-19 voltam a subir em Curvelo

Pessoas fotografaram, filmaram e publicaram fotos de estabelecimentos durante o fim de semana

Depois de três semanas consecutivas de queda nos números da Covid-19, a cidade de Curvelo-MG viu um aumento no número de casos do novo coronavírus. O crescimento foi registrado em menos de dez dias após o Comitê Gestor Covid-19 definir pela reabertura do comércio. A decisão foi publicada no último dia 6 de agosto, através de um decreto que colocou a cidade na "onda amarela" do plano de flexibilização do Estado, o "Minas Consciente". (leia mais)


Segundo informações, mesmo com a flexibilização de diversos setores, a maior preocupação da Secretaria de Saúde de Curvelo é com a situação do setor de bares e restaurantes. Poucos dias após a reabertura do comércio, imagens e relatos de bares lotados começaram a circular na internet. Diversos políticos, empresários e comerciantes passaram a cobrar mais fiscalização por parte da Prefeitura da cidade. 

O vereador Luiz Paulo Guimarães (PP) chegou a divulgar nas redes sociais a informação de que Curvelo possui atualmente apenas 6 fiscais para toda a cidade. Em uma série de publicações no Twitter ele defendeu que os estabelecimentos que não cumprirem as medidas sanitárias devem ser notificados e em caso de reincidência, o vereador afirmou que o estabelecimento deve ser lacrado por alguns dias.

Na última quinta-feira, preocupada com os impactos causados pela flexibilização justamente no setor de bares e restaurantes, a Prefeitura Municipal convocou uma reunião com representantes do segmento, além da Câmara dos Dirigentes Logistas de Curvelo (CDL), para conversar sobre as medidas preventivas para reduzir os riscos de contaminação.

Segundo uma publicação da própria Prefeitura, uma das conclusões da reunião foi a de que deve existir uma consciência coletiva,  não apenas de quem estava presente. "Os proprietários manifestaram consciência da necessidade de manter boas práticas e reconheceram a importância da fiscalização para ajudá-los a cumprir as normas previstas nos protocolos
Todos sabemos que o comércio só continuará funcionando caso as medidas restritivas sejam obedecidas em todos os segmentos da atividade econômica, essenciais ou não. A consciência tem que ser de todos, não somente dos que compareceram ao encontro. Essa foi uma das conclusões da conversa do prefeito Maurílio Guimarães e do vice Dupim com os representantes do setor: Renato Boaventura Diniz Oliveira, presidente da CDL; João Orzito Cardoso, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares; Adriana Melquiades Martins, Claudiane Mota, Dagma Grace Silva Soares, Felipe Adão S. Ribeiro, Geraldo Alves Mota, Leonardo Balsamão, Marcos A. Alves B. Filho, Matheus Sobreira Corrêa, Sérgio Figueiredo e Wanderson Amâncio." informa o comunicado oficial.

No último sábado (15), fotos, vídeos e áudios relatando diversas infrações em bares e restaurantes fizeram com que um dos estabelecimentos viesse a público se retratar. O Bar do Sarreja pediu desculpas por fotos e vídeos do local que estariam circulando na internet e aproveitou para atacar a Prefeitura, por, segundo o estabelecimento, não terem sido transparentes: "O Bar do Sarreja, vem a púbico esclarecer e pedir desculpa [sic] ao povo de Curvelo pelo acontecido na data de ontem, 15/08. Alguns vídeos vinculados ao Bar estão circulando nas redes sociais e por esse motivo o pedido de desculpas. Mas, é o primeiro fim de semana que estamos funcionando e não tinhamos [sic] a noção do que iria acontecer. Áudios dizendo que alguns bares estavam cumprindo com o protocolo.
Agora vem o esclarecimento: Em momento algum fomos notificados de nada. Houve uma reunião entre prefeitura, CDL e alguns proprietários de bares e restaurantes. Nós sequer fomos convidados ou notificados do que ficou acordado nessa reunião. Se quer flexibilizar ótimo. Todo mundo precisa trabalhar, mas façam de forma transparente." - comunicou o estabelecimento através de sua conta no Instagram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.