Últimas notícias

Coronavírus: Medidas mais duras são alerta para a população de Curvelo


Na última sexta-feira (06), diante dos dados alarmantes com relação ao coronavírus na região, o Comitê Covid-19 de Curvelo/MG aprovou por unanimidade medidas restritivas mais duras para combater a propagação da doença. Com a decisão, bares e restaurantes voltaram a ficar proibidos de servir bebidas alcoólicas para consumo no local, cultos religiosos ficaram limitados a 30 pessoas e os velórios com uma limitação de 10 pessoas. A novidade nas medidas foi a proibição do funcionamento de clubes recreativos, que vinham funcionando normalmente durante a onda vermelha.

As novas restrições afetam diretamente os bares e restaurantes, que já estavam fragilizados depois de mais de um mês sem poder servir bebidas alcoólicas em seus estabelecimentos. O setor, que estimava na época da primeira restrição uma perda de 70% do seu faturamento, estava desde o último dia 19 podendo trabalhar com todos os seus serviços, mas cerca de duas semanas depois terá que se adequar e interromper novamente a venda de bebidas para o consumo no local.

O Secretário de Saúde, Raphael Drummnt Schlegel, alertou sobre a cidade ter riscos reais de ir para a "Onda Roxa", categoria do programa estadual Minas Consciente criada recentemente para englobar os municípios que estão a beira de um colapso no sistema de saúde. "Jamais a gente quer que a micro[região]  ou macro[região] chegue nessa onda roxa, mas a gente tem grandes riscos de ir para ela. O município, ou a  região, só vai entrar nessa onda roxa se ele tiver muito próximo do colapso de saúde. Então assim, a gente jamais quer isso, mas é importante ter conhecimento disso aqui e fazer o possível para que a gente não vá para essa onda roxa." - alertou Schlegel.

Comitê foi unânime 


Composto por representantes dos hospitais da cidade, órgãos públicos e de segurança, o Comitê Covid também possui membros que representam setores que são economicamente impactados pelas restrições, como os comerciantes. Mesmo assim, houve unanimidade na aprovação das medidas restritivas, o que serve de alerta para a população. 

Após o depoimento do delegado André Pelli, que estava afastado das reuniões por ter contraído a Covid-19, o Secretário Municipal de Saúde falou novamente sobre os cuidados que todos devem tomar para evitar a propagação da doença: "Então esse depoimento dele vem pra trazer [a informação de] que a população se conscientize e que os leitos de UTI Curvelo não sirvam para a população de Curvelo, no sentido que a gente não fique doente ao ponto de utiliza-los. É fácil a gente não pegar a doença. álcool, máscara e distanciamento. Não é nada impossível, ninguém morre de fome. Pode trabalhar? Pode, mas é só evitar aglomeração. Máscara o tempo todo e o álcool. Isso não é nada impossível de se manter." - pontuou o secretário Rapphael Drummont.

Em conversa com o ClickCurvelo.com, Drummont destacou a importância da consciência coletiva no combate ao coronavírus: "É impossível para qualquer poder público monitorar 160 mil habitantes, que é o que a gente tem na nossa região, isso vai da consciência de cada um, do ato que cada um toma. E as medidas são firmes: máscara, álcool e o distanciamento. Só isso e a gente evita o vírus."

A fala do Secretário Municipal de Saúde, destacando a questão da consciência coletiva acompanha o alerta dado durante a reunião por um dos representantes da Polícia Militar no Comitê. O PM expôs que existem dificuldades para combater as chamadas Festas Clandestinas, principalmente porque, segundo ele, as pessoas que vão a esse tipo de evento só ficam sabendo do local horas antes do inicio. "Com relação as festas clandestinas, são festas mais difíceis da gente detectar. Até porque as estratégias que essas pessoas usam na comunicação, ela é feita no ouvido. Então eles não divulgam esse tipo de festa para todo mundo saber. Então tem uma dificuldade muito grande da gente saber aonde vai ocorrer a festa no momento. Inclusive quem participa dessas festas, na maioria das vezes, a pessoa que vai fica sabendo do local da festa na hora da festa mesmo.
Tem pessoas que vão em um determinado local que foi marcado, pega aquela pessoa e leva pra festa e ela só fica sabendo do local da festa quando ela chega lá. Mas caso a população tenha suspeita, liga pro 190 ou 181, passa pra gente que ai a nossa equipe de investigação vai trabalhar em cima daquela informação que foi passada. Para que possamos tentar descobrir aonde vai ocorrer aquela festa" - afirmou o oficial.

O Tenente Coronel Cézar, representante da corporação nesta reunião do Comitê, também pontou a importância da consciência coletiva principalmente entre os jovens: "Nós precisamos que os jovens se conscientizem que eles também precisam permanecer em casa, que nesses momentos nos finais de semana e de feriado, não são momentos de fazer festa, não é o momento de fazer festa clandestina. Nós sabemos que tem eventos acontecendo de forma clandestina, não é só aqui em Curvelo é no estado inteiro, no Brasil inteiro, infelizmente a gente vê mostrando na televisão locais fazendo festa na laje, a laje coberta de gente que nem cabe de tanta gente em cima dessa laje. Então o povo ainda não caiu a ficha."


O decreto 4472/2021, que formalizou as medidas aprovadas pelo comitê Covid-19, foi publicado logo após a reunião e mantém as medidas proibitivas até o próximo dia 12 de Março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.