Últimas notícias

Convite: Projeto "Artes decorativas de Curvelo e região" do MVHL da Facic


O Museu Vivo de História Local da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (MVHL da FACIC) – através do projeto “Artes decorativas de Curvelo e região”, pretende trazer para dentro de sua sala trabalhos representativos da arte decorativa da comunidade curvelana e da região. Este projeto será apresentado, principalmente, às pessoas envolvidas com arte na comunidade. O resultado desse trabalho comporá o acervo do MVHL da FACIC e será apresentado através de uma exposição virtual na 19ª Semana Nacional de Museus, em junho deste ano de 2021.

As celebrações, comemorações e festas - em seus diferentes momentos históricos - são “lugares de memória” e, uma vez revelados nos possibilitam a construção de identidades, e, nosso caso, de nossas identidades enquanto curvelanos e curvelanas. É neste sentido que o trabalho de artesãos e artesãs curvelanos (as), em suas representações, se tornam “lugares de memória” que, decodificadas, se tornam história!

O que o Museu Vivo de História Local pretende alcançar com este projeto?


- Valorização da arte e artistas locais, através de trabalhos artesanais florais de Curvelo e região,
- Revelar através da arte artesanal as festas, celebrações, comemorações e o cotidiano da comunidade curvelana e da região - realizadas em diferentes tempos históricos -, como “lugares de memória”.
- Enriquecer o acervo do MVHL da FACIC

Observação: O arranjo poderá ser feito tendo como base raízes, tocos de madeira, gamela, pilão, vaso de argila, cachepô ou outro utensilio qualquer. Os arranjos deverão ser de flores, folhas ou cipós naturais ou confeccionados pelo próprio (a) artesão(ã). O material usado deve ter uma durabilidade pois, além de participarem de uma exposição virtual permanecerão na Exposição permanente do MVHL.

Agradece, Geraldo Rodrigues Álvares – Coordenador do MVHL da FACIC.
Entrega dos trabalhos : FACIC - Av JK, 1441, Jockey Clube, Curvelo. Tel.: (38) 3722 2600

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.