Últimas notícias

MPMG instaura Notícia Fato para apurar falta de abastecimento em Cachoeira do Choro


Acatando a solicitação do vereador Douglas Veríssimo (PL), o Ministério Público de Minas Gerais instaurou, no último dia 30 de setembro, a notícia de fato número 0209.21.000346-0  para apurar o desabastecimento de água na comunidade de Cachoeira do Choro, em Curvelo-MG. A informação foi compartilhada no Twitter por Versíssimo na última segunda-feira (25).

A solicitação foi resultado de uma ação realizada por líderes da comunidade em 13 de setembro, quando moradores do distrito de Cachoeira do Choro realizaram uma manifestação pedindo melhorias na distribuição e qualidade da água. Segundo os representantes locais, a comunidade vem sofrendo com a falta de abastecimento desde o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019. (leia mais)

No mesmo dia das ações, os manifestantes foram até a Câmara Municipal de Curvelo para serem ouvidos. No dia 22 de setembro, alguns dias após a manifestação, líderes da localidade se reuniram com a Prefeitura Municipal de Curvelo, onde segundo os moradores ficou acordado que a prefeitura iria fazer uma certidão de negatividade urbana para cada morador que quisesse ter o abastecimento de água pela COPASA. Os moradores que tem residência, ou estão em construção, precisariam então pagar R$50,40 (cinquenta reais e quarenta centavos) por cada certidão para que assim a área fosse reconhecida pelo município, possibilitando posteriormente a instalação e o abastecimento de água pela companhia de saneamento. A Prefeitura Municipal de Curvelo foi procurada para confirmar essas informações, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

Já a COPASA ficou de perfurar outro poço em Cachoeira do Choro. Ainda segundo líderes locais, o poço começou a ser perfurado na última segunda-feira (25), mas continua localizado próximo ao rio contaminado. Em resposta aos questionamentos sobre a proximidade do poço com o rio, os responsáveis pela perfuração informaram que se trata de um poço profundo e que a COPASA só perfura com locação do geólogo. Ainda segundo os responsáveis, o poço é somente para prospecção e que, caso seja encontrada água no local, são feitas análises de qualidade antes do uso.

Segundo informações obtidas pelo portal ClickCurvelo.com, a 5ª Promotoria de Justiça de Curvelo já solicitou mais informações para a COPASA e dados dos líderes locais para obter mais esclarecimentos sobre a falta de abastecimento recorrente na localidade. Caso constatados indícios suficientes para apurar essa questão, a notícia fato pode resultar em outras ações. O processo pode ser acompanhado junto ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) através do número 19.16.2516.0090337/2021-47




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.