Últimas notícias

Curvelo tem sua primeira ação presencial voltada para o público LGBTQIAP+


Nesta terça-feira (28) a Prefeitura Municipal de Curvelo, através da Subsecretaria de Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável, realizou uma série de palestras em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. É a primeira vez na história que o município tem uma ação similar, presencial, voltada para a causa. 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexual, pansexual e o símbolo + que faz referência à todas as identidades não binárias e gêneros fluidos), é celebrado no dia 28 de junho e mobiliza pessoas em todo o mundo. Durante toda a manhã, foram realizadas várias ações no Centro Cultural, localizado na Praça Central do Brasil.

Em entrevista para o jornal InterTV Notícias, da afiliada da Rede Globo, Rodrigo Pazzinatto, psicólogo e organizador do evento, contou que em 2021 foi a primeira vez que a Subsecretaria realizou um evento voltado para os direitos de pessoas LGBTQIA+:  "Ano passado nós fizemos uma live, através da Subsecretaria de Políticas Sociais, que foi o primeiro evento que Curvelo promoveu nesse campo dos direitos da população LGBTQIA+. E hoje, com a permissão de poder transitar, a gente está podendo trazer esse evento de forma presencial. Isso é realmente um marco para o município".

Pazzinatto é psicólogo clínico e pós graduado em sexualidade humana, além de ser o organizador do evento, também ministrou a palestra sobre Sexualidade Humana e Vulnerabilidade LGBTQIA+. O evento também teve a participação do médico infectologista, mestre em infectologia e medicina tropical, Dr. Homero Campos Reis, que falou sobre promoção de saúde para a população.  Durante o encontro, a coordenadora de arrecadação da Eco 135, Tabata Galves, ministrou uma palestra sobre a inclusão e desenvolvimento de pessoas trans no mercado de trabalho. Já a pauta dos direitos LGBTQIA+ foi ministrada pelo bacharel em direito, Gustavo Araújo. Os participantes também puderam contar com uma pausa para o café com show ao vivo da banda Joju.

À esquerda Dr. Homero Campos Reis, médico infectologista. Ao meio Ivene Pacheco, subsecretária de políticas sociais e desenvolvimento sustentável e à direita, Rodrigo Pazzinatto, psicólogo, organizador do evento.

Segundo a Subsecretária de Políticas Sociais e Desenvolvimento Sustentável, Ivene Pacheco, as ações de conscientização buscam demonstrar como o preconceito pode ser prejudicial para toda a sociedade: "A subsecretaria de políticas sociais vem, por meio desse evento, reafirmar a importância de olharmos para a diversidade em todos os sentidos. Nós, que trabalhamos com população em situação de vulnerabilidade, sabemos o quanto as minorias sofrem com o estigma e por isso esse encontro tem como objetivo sinalizar os profissionais de saúde, da assistência social, da educação e toda a população que o preconceito é deletério para toda a sociedade". afirma Ivene,

A subsecretária também anunciou a criação de um Departamento de Direitos Humanos em Curvelo, buscando um olhar mais humanizado para o município: "A proposta da nossa gestão tem como característica o olhar humanizado, principalmente em respeito à defesa de direitos.  Já estamos em fase final para instituir o Departamento de Direitos Humanos em Curvelo, o que será um avanço enorme nas políticas públicas." conclui.

Segundo informações, o Departamento de Direitos Humanos de Curvelo deve ser instituído ainda neste ano, dentro da subsecretaria de Políticas Sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.