Últimas notícias

Cine Brasil Vallourec leva cinema grátis em praça pública para mais quatro cidades mineiras


O Cine Brasil Vallourec dá prosseguimento ao circuito de cinema gratuito em praça pública, trazendo este ano a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia da energia solar - uma energia limpa, renovável e econômica. O projeto, que reestreou semana passada em Suzana, Piedade do Paraopeba e Marques, todos distritos de Brumadinho, agora muda de ares.

A próxima parada será em Paineiras, na quinta-feira, dia 18. No dia seguinte, sexta, 19, o Cine Brasil Vallourec monta sua tela inflável em Abaeté. Sábado, dia 20, é a vez de Paraopeba e, no domingo, 21/05, encerra a semana do ano em Curvelo. 

O Cine Brasil vai passar ainda pelas cidades mineiras de Belo Horizonte (Barreiro), Mariana (Centro e Morro de Santana) e Ouro Preto (Antônio Pereira), além de Baliza, em Goiás.  Em algumas das próximas etapas o projeto, segue seu roteiro com a mesma proposta conceitual e diferentes parcerias.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade. Serão oferecidas 24 vagas. 

Os participantes, adolescentes, jovens, adultos e idosos receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mas diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento. 

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longametragem (veja a programação completa abaixo)

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia solar para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.


PROGRAMAÇÃO


Paineiras - Quinta - feira, 18 de maio

Em Paineiras, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8 às 12 horas, na Biblioteca Pública Alda Soares Branco, que fica na rua Silvestre Francisco de Oliveira 407. Já a exibição de cinema será Praça da Prefeitura, a partir das 19 horas.

A programação terá os seguintes filmes:

  • Documentário da cidade - produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Caçadores de Saci - curtametragem de Sofia Federico (13 min); 
  • Sing - Quem canta seus males espanta - longametragem  de 2016, com direção de Garth Jennings (1h e 50 min).

Abaeté - Sexta - feira, 19 de maio

Em Abaeté, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8 às 12 horas, no antigo Fórum da cidade, à rua Frei Orlando 404. A exibição de cinema será na Praça da Prefeitura, a partir das 19 horas.

A programação terá os seguintes filmes:

  • Documentário da cidade - produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Curtametragem De onde ninguém me viu 
  • Sing - Quem canta seus males espanta - longametragem  de 2016, com  direção de Garth Jennings (1h e 50 min).

Paraopeba - Sábado, 20 de maio

Em Paraopeba, a Oficina de Fotografia vai ocorrer de 8 às 12 hs, na Secretaria Municipal de educação, na rua Teófilo Nascimento  e as exibições de cinema, no estacionamento do Estádio Murilo Silva, a partir das 19 horas.

A programação será a seguinte:

  • Documentário da Cidade - produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Calango Lengo - curtametragem de animação de Fernando Miller (10 min);
  • Sing - Quem canta seus males espanta - longametragem  de 2016, com  direção de Garth Jennings (1h e 50 min). 
Curvelo - Domingo, 21 de maio

A oficina de fotografia em Curvelo vai ocorrer das 8 às 12 horas, no Centro cultural da Praça da Estação e a exibição de cinema a partir das 19 horas, também na Praça da Estação.

A programação terá os seguintes filmes:

  • Documentário da Cidade - produção de 2023 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Calango Lengo - curtametragem de animação de Fernando Miller (10 min);
  • Sonic- longametragem dirigido por Jeff Fowler (1h e 39 min).

Em todas as sessões, será exibido o vídeo contendo os trabalhos resultantes da oficina de fotografia, realizada durante o dia, em cada uma das localidades.

O PROJETO

O Cine Brasil Vallourec tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão. 

O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema.

Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.

O Cine Brasil Valourec é uma realização da Cinear Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com o patrocínio da Vallourec, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.