Últimas notícias

Curso "Mulheres em Foco" promove participação feminina na política de Minas Gerais


A partir de amanhã, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) dará início ao curso "Mulheres em Foco", uma iniciativa em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Ministério das Mulheres. O programa tem como objetivo principal capacitar vereadoras, vereadores, servidoras e servidores das Câmaras Municipais, bem como outras mulheres interessadas em ingressar na esfera política, para garantir uma participação mais efetiva das mulheres na vida política do estado.

Os encontros, que ocorrerão nos dias 13, 14, 21 e 22 de março, das 8h às 17h, serão realizados no Auditório da DPMG, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo canal da DPMG no Youtube. A participação mínima de 75% nos encontros é requisito para a emissão de certificados, os quais serão disponibilizados mediante inscrição no site da Escola Superior da DPMG.

De acordo com Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, o curso visa não apenas capacitar os participantes, mas também incentivar a criação e fortalecimento das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais. Essas procuradorias terão a responsabilidade de elaborar proposições legislativas, fiscalizar programas estatais, receber casos de discriminação e violência de gênero, além de cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos das mulheres.

Para Samantha, a participação ativa de todas as personalidades políticas, bem como daquelas interessadas em ingressar na política, é essencial para a formulação de políticas públicas mais efetivas voltadas para a diversidade das mulheres. Nesse sentido, o curso "Mulheres em Foco" desempenha um papel crucial, fornecendo um conteúdo robusto e conhecimento aprofundado sobre os direitos das mulheres, visando promover a igualdade de gênero na esfera política.

A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, o Ministério das Mulheres e a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, através da Procuradoria da Mulher. Segundo a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, esse acordo tem como objetivo capacitar mulheres para serem líderes e multiplicadoras do conhecimento e respeito à integridade física e psicológica das mulheres, contribuindo para que se tornem agentes de transformação na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.