O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 79 instituições de ensino superior que não obtiveram resultados satisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) e não assinaram o Termo de Saneamento de Deficiências, vão ser punidas em processo administrativo. Dentre os 79 nomes, publicados no Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira (18), seis são de Minas Gerais e uma da cidade de Curvelo.
A Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo têm até 15 dias para apresentar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC suas defesas. As instituições com índice insuficiente estão impedidas de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas para estudantes. Além disso, caso sejam instituições de ensino técnico, como a FACIC, estarão também proibidas de participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As medidas serão mantidas até que a Instituição de Ensino Superior alcance uma média satisfatória.
O IGC é baseado na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Assim, um único indicador sintetiza a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da organização. As notas variam entre 1 a 5 e aquelas instituições que obtiverem índices abaixo de 2, sofrem penalidades. Entre elas a suspensão de vestibulares e até mesmo o fechamento do curso.
Você pode conferir a decisão e a lista de instituições publicadas na edição desta quarta do Diário Oficial da União.
- Contribua com o nosso trabalho compartilhando essa matéria com seus amigos e curtindo nossa Fã Page no facebook.com/clickcvo
É triste isso. Das poucas IES de Curvelo, é chocante esse quadro. Curvelo e região precisa do ensino da instituição, mas claro, com qualidade. Espero que a direção da instituição possa resolver isso e manter o nome da Facic como boa IES.
ResponderExcluir