Últimas notícias

Sete erros mais cometidos pelos pequenos negócios no Facebook

Conheça as falhas nas mídias sociais que podem impactar a imagem de uma empresa


Uma em cada três micro e pequenas empresas no Brasil possui página no Facebook. São mais de 2,1 milhões de páginas ativas de pequenos negócios nessa rede social (Fonte: Deloitte). Entre as vantagens dessa conexão estão a gratuidade da ferramenta, divulgação de produtos e serviços de forma instantânea e, principalmente, o relacionamento direto com o cliente. Mas quem está na rede deve ficar atento para não usar o canal de maneira equivocada e acabar prejudicando os negócios.
De acordo com o consultor Carlos Martins, uma promoção malfeita ou uma mensagem inadequada podem deixar o cliente insatisfeito e, consequentemente, induzi-lo a colocar a “boca no trombone” para manifestar a sua indignação. “Caso o cliente tome essa atitude, uma crise pode surgir. Outras pessoas poderão apoiá-lo compartilhando a reclamação, o que pode aumentar a exposição negativa da empresa”, explica  Martins.
Para não correr o risco de manchar a reputação dos negócios, o consultor cita os sete erros mais comuns cometidos pelas micro e pequenas empresas no Facebook:

1 - Falta de planejamento / estratégia: alguns alegam não ter tempo, outros pensam que é desnecessário e há aqueles que julgam conhecer a plataforma o suficiente para “perder tempo” com tais atividades. Mas a verdade é que, independente se é no Facebook ou em qualquer outra rede social, o planejamento da estratégia (conteúdo, linguagem, mídias) e das ações (posts, anúncios, interação com os fãs) é indispensável para direcionar os esforços.

2 - Persona não definida: para conhecer o público que se pretende atingir é necessária uma análise mais aprofundada sobre o perfil do seu “cliente ideal”. Sem essa definição, a  empresa estará “remando ao léu”, ou seja, realizando publicações ou fazendo anúncios para públicos que, possivelmente, não são clientes em potencial ou que não têm interesse pelo conteúdo.

3 - Pouco ou nenhum conhecimento das políticas de uso e regras para anunciantes: esse é um erro que pode ser fatal. Existem muitos pré-requisitos sobre a política de uso do Facebook e das regras para anunciante que, se não cumpridos, poderão gerar desde o bloqueio de funções da página até sua exclusão.

4 - Desconhecimento sobre o algoritmo do Facebook: é uma falha bem comum. O Edgerank é o “sistema” que determina o funcionamento da rede social. Conhecê-lo é fundamental para não correr o risco de estar “falando para ninguém”.

5 - Abandono de fanpages ou falta de atualização constante: ambas as situações são ruins, pois dão brecha para que os clientes avaliem a página negativamente ou façam posts com críticas que produzam uma crise de marca. O ideal é acompanhar e atualizar a fanpage diariamente.

6 - Não mensurar resultados: a maioria das fanpages não é verificada se o alcance orgânico ou a taxa de engajamento dos posts estão satisfatórios, se o lucro obtido com o anúncio cobriu os custos operacionais, se a taxa de rejeição está alta, entre outras mensurações.

7 - Confusão de perfis (usuário comum x fanpage):  muitos empreendedores ainda criam o perfil da empresa na modalidade destinada ao usuário comum. Essa prática vai contra as políticas de uso da rede social e pode levar à inativação da conta. É possível migrar o perfil de usuário comum para uma fanpage, mas há muitas empresas que não sabem disso ou preferem continuar como estão. Por fim, vale lembrar que fanpage de empresa não é álbum de família.

O ClickCurvelo.com, através da Promo Curvelo oferece um serviço completo de gerenciamento de mídias sociais para empresas. Você pode solicitar um orçamento sem compromisso entrando em contato através da página clickcurvelo.com/contato ou pelo telefone 38 3721-8420



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.