A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vem desenvolvendo algumas iniciativas visando gerar impactos positivos para o meio ambiente no Estado. No ano passado a empresa se viu rodeada por polêmicas relacionadas ao tratamento de esgoto em Curvelo/MG e foi alvo até de uma CPI movida pela Câmara Municipal da Cidade. Agora, por meio do Pró-Mananciais, a Copasa está executando ações para recuperar e preservar nascentes e mananciais, entre outras medidas. O programa já mobiliza 1.276 pessoas, representando diversas entidades, em 102 municípios mineiros.
Implementado em 2017, o programa busca prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. Para isso, desenvolve parcerias com a participação das comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros. O trabalho é realizado de forma integrada, de acordo com as políticas públicas locais.
De acordo com o coordenador do Pró-Mananciais, o engenheiro João Bosco Senra, as ações previstas e desenvolvidas nessas cidades prevê um retorno, em termo de preservação e recuperação de áreas ambientais e dos cursos d’água, em até quatro anos. “Os resultados são a médio e longo prazo, mas estamos trabalhando nesses municípios e a meta é implantar em 161, até final deste ano. Em termos de investimentos, a Copasa está destinando cerca de R$ 20 milhões por ano para o programa”, informou.
A meta previstas nos Planos de Ação de 2018 é executar 510 mil cercamentos de nascentes e de mata ciliar e plantar 350 mil mudas nativas e exóticas em microbacias utilizadas para o abastecimento público até o final do ano.
Pró-Mananciais .
Desenvolvido nos municípios onde a Copasa detém a concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, o programa que é aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG), segue a mesma tecnologia da iniciativa socioambiental “Cultivando Água Boa”, do Governo do Estado de Minas, coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
O Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a proatividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), com a participação dos agentes locais.
Mobilização
Após a apresentação do Pró-Mananciais, a consequente aprovação pelo município e a formação do Colmeia, é realizada a Oficina do Futuro, quando são discutidos os problemas, os sonhos da comunidade e as propostas para recuperar o manancial aquele município. O produto final da oficina é o Plano de Ação local, construído de maneira participativa para cada microbacia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato