Últimas notícias

Foto de luva descartável em sonda gera polêmica em Curvelo


Uma foto do abdômen de um homem após um procedimento médico gerou alvoroço nas redes sociais nos últimos dias. Postada pela filha do paciente, a imagem mostra uma sonda de gastrostomia sendo segurada por uma luva de látex. Sondas desse tipo são usadas geralmente por pacientes com complicações no sistema digestório. O fato aconteceu no Pronto Atendimento Municipal (PAM), em Curvelo/MG.

A filha do paciente, através da postagem em uma rede social, reclamou do que segundo ela era seria um descaso do Pronto Atendimento Municipal. "Eles colocaram uma luva descartável em vez de trocar a sonda e da ponto." - escreveu Janice em sua postagem, juntamente com a foto do abdômen do paciente após receber o procedimento. "Triste para as autoridade Curvelo, ele é Idoso e está Acamado e eles ainda fazem isso." - continuou.

Em nota o Hospital Imaculada Conceição, instituição contratada pelo Município para prestação de serviço para gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde no PAM, o procedimento foi autorizado pelos familiares do paciente. A instituição também informou que após receber o atendimento de emergência, o paciente foi encaminhado para o Hospital Imaculada Conceição, onde foi feito um novo procedimento para fixação da sonda de gastrostomia e troca da sonda vesical, usada geralmente por pacientes com complicações no sistema urinário. Confira:

"O paciente J.J.M. deu entrada no PA às 23:38hs do dia 11/01/2019, levado pelo Corpo de Bombeiros, com queixa de dor no local da sonda de gastrostomia. Foi prontamente atendido pelo médico de plantão que ao realizar o exame físico, observou que a sonda de gastrostomia havia migrado para o duodeno. Como forma de minimizar o problema, o médico reposicionou a sonda e colocou uma luva para fixar a mesma. Este procedimento foi realizado com o consentimento dos familiares que estavam no PA. A postagem, segundo informações da esposa do paciente, foi feita por uma filha do mesmo que mora em São Paulo, mas que ela não concorda com o que a enteada postou pois o marido foi prontamente atendido neste dia e em todos os outros em que compareceu ao PA para troca de sondas.
Vale ressaltar que após este atendimento no PA, este mesmo paciente já foi atendido também no Hospital Imaculada Conceição onde foi feito novo procedimento para fixação da sonda de gastrostomia e troca da sonda vesical."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.