Últimas notícias

Família cobra explicações sobre paciente oncológico declarado para Covid-19


Na última sexta-feira (17) o relato de uma internauta levantou dúvidas sobre os protocolos usados pelas autoridades sanitárias no combate a Covid-19. A auxiliar de produção Gizele Gomes, relatou em seu perfil no Facebook que o seu tio, Celso Gomes de Lima (68), falecido na última quinta-feira (16), pode ter contraído o novo coronavírus dentro do hospital, após ser internado  para tratar de complicações relacionadas a um câncer de pulmão.

Segundo o relato da familiar, Celso Gomes de Lima estava internado no Hospital Santo Antônio em Curvelo/MG e teve a sua morte atribuída a Covid-19 sem que os resultados dos exames estivessem prontos: "Ele lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado em BH, onde ele fazia o tratamento, mas o caso é que infelizmente o médico colocou no atestado de óbito 'Covid-19' interrogado". O caso de Celso foi notificado no boletim epidemiológico do dia 17 de julho como negativo para o novo coronavírus, sendo divulgado no documento como um dos casos descartados.

Gizele Gomes relatou que a família conseguiu obter o resultado negativo do exame, mas que não foi possível alterar o atestado de óbito do tio: "Meu tio, como mostra nas imagens, fez o teste para Covid-19. O material foi colhido na segunda-feira dia 13/07/2020 e o resultado sairia na quinta-feira às 15h. Sabendo deste detalhe, corremos atrás do resultado para provar que meu tio não tinha falecido em decorrência da covid, mas sim pelo câncer no pulmão. Conseguimos provar, através do resultado, que meu tio não estava com Covid."

Ainda segundo o relato da sobrinha do paciente, a família de Celso Gomes chegou a conversar com o diretor do Hospital Santo Antônio, que teria afirmado que, mesmo com o resultado negativo, o paciente havia sido colocado em uma ala com outros casos de Covid e que por isso ele poderia ter contraído o vírus: "Ele [diretor do hospital] disse que, mesmo com o resultado negativo em mãos, ele  não poderia voltar atrás no atestado de óbito, pois meu tio fez o teste na segunda-feira e eles, mesmo sem saber do resultado, colocaram meu tio na ala com pessoas que tinham Covid, e que nesses dois dias ele pode ter pegado o vírus nessa ala".

A advogada criminal Fernanda Drummond Diniz foi uma das principais responsáveis pela repercussão do relato de Gizele Gomes. Em seu perfil no Facebook ela questionou a veracidade dos números da Covid-19 divulgados pela Secretaria de Saúde de Curvelo: "Ontem faleceram 2 pessoas em Curvelo pela maldita doença que é o câncer. O atestado de óbito está escrito Covid-19. As famílias pediram para que o hospital mudasse a causa morte, já que não seria essa a causa real, considerando, ainda que o teste deu negativo para o coronavírus. O hospital simplesmente informou que não poderia mudar. Alguém pode explicar??? Talvez os números fornecidos não sejam os reais. Estou sem entender..." - afirmou a advogada nas redes sociais.

Os questionamentos de Drummond foram compartilhados em diversos grupos de troca de mensagem ao longo desta sexta-feira (17). Após a recursão, a Prefeitura de Curvelo publicou uma nota negando que os familiares do paciente formalizaram denúncia na Secretaria de Saúde da cidade sobre o caso. Na nota a prefeitura também informou que irá abrir uma sindicância junto aos hospitais para esclarecer os fatos.

Até o fechamento desta matéria o Hospital Santo Antônio ainda não havia se pronunciado sobre o episódio.

Ontem foi um dia muito doloroso para mim e minha família... Na madrugada desta quinta-feira dia 16/07/2020 mais preciso...

Publicado por Gizele Gomes em Sexta-feira, 17 de julho de 2020

Ontem faleceram 2 pessoas em Curvelo pela maldita doença que é o câncer. O atestado de óbito está escrito covid-19. As...

Publicado por Fernanda Drummond Diniz em Sexta-feira, 17 de julho de 2020

Publicado por Prefeitura Curvelo em Sexta-feira, 17 de julho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato

Click Curvelo - Notícias e Informações Designed by Templateism.com Copyright © 2013 - 2020

Imagens de tema por Jason Morrosw. Tecnologia do Blogger.