O delegado Henrique César Falleiros foi afastado da chefia da Delegacia Regional de Curvelo, na Região Central de Minas Gerais, após denúncias de assédio sexual, moral, perseguição e ameaças feitas por uma servidora da instituição. O afastamento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (20). Falleiros continua como delegado de carreira, mas sem cargo de liderança.
O caso é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Corregedoria da Polícia Civil. Além dele, a esposa do delegado também se tornou alvo de apurações, após ser acusada de ameaçar a servidora.
Relatos da vítima
Segundo depoimentos, após anos de convivência profissional, Falleiros teria começado a criar situações para ficar a sós com a servidora, passando a fazer elogios à sua aparência e inteligência. Em um dos episódios, ocorrido dentro da delegacia, ele teria abraçado e beijado a funcionária à força.
A situação se agravou quando a esposa do delegado descobriu mensagens enviadas por ele à servidora e passou a ameaçá-la. Em uma das mensagens, chegou a enviar uma foto na qual os filhos da vítima apareciam enterrados na areia.
Além do assédio, a servidora relatou também pressões dentro do ambiente de trabalho, incluindo ameaças de transferência e restrições no exercício de suas funções.
Medidas judiciais
Com base nos relatos, o MPMG pediu a aplicação da Lei Maria da Penha, reforçando que a violência de gênero pode ocorrer também no ambiente profissional. A Justiça acatou o pedido e determinou medidas protetivas: o delegado e a esposa dele estão proibidos de se aproximar da vítima e de seus filhos em um raio de 200 metros, além de manter qualquer tipo de contato.
Defesa
A reportagem tentou contato com Henrique César Falleiros, mas não obteve resposta até a última atualização.
Com informações: Fernando Zuba, Sérgio Marques, Ana Carolina Ferreira, Luis Gurgel, g1 MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de quem os publica e estão sujeitos a moderação caso não sejam pertinentes ao assunto, dotados de vocábulo inapropriado ou feitos por usuários anônimos. Para entrar em contato direto com a redação acesse: www.clickcurvelo.com/contato